“A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de autoria do arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik (1896–1972), projetada em 1927 e construída em 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. Projetada para abrigar a residência do arquiteto, recém-casado com Mina Klabin, filha de um grande industrial da elite paulistana, a casa gerou forte impacto nos círculos intelectuais e na opinião pública em geral, com a publicação de artigos em jornais dos mais diversos espectros políticos, favoráveis ou contrários à nova orientação estética proposta. Destituída de qualquer ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra era tão impactante para a época que, para conseguir obter aprovação junto à prefeitura, o arquiteto apresentou uma fachada toda ornamentada, e quando concluiu a obra, alegou falta de recursos para completá-la. Além da edificação, mereceu destaque o jardim, projetado por Mina Klabin, devido ao uso pioneiro de espécies tropicais.”
Retirei esse trecho acima do site, pois nada melhor pra explicar, né? A Casa Modernista foi um achado, e virou um dos meus lugares favoritos de São Paulo. Engraçado como as vezes nos sentimos turistas dentro da nossa própria cidade, ainda mais eu, que moro aqui há quase 27 anos! O lugar é realmente uma graça e está sempre vazio. Além da casa, conta com um jardim grandinho, só cuidado com os pernilongos! O espaço é todo aberto para visitação, exceto a piscina, e pode fotografar à vontade. Precisa de autorização somente para ensaios e fotos de uso comercial.
Bom programa para o fim de semana, né? ;)
Serviço
Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana (ao lado da estação de metrô Santa Cruz)
São Paulo/SP – CEP 04121-000
Telefone: +55 11 5083-3232
e-mail: museudacidade@prefeitura.sp.gov.brTerça a domingo, das 9h às 17h
Entrada franca
Que linda! Se eu morasse aí ia passar um bom tempo fotografando nesse lugar *-*
Já fui umas quatro vezes e não consigo parar de ir *_*
Lindo post, lindas fotos! Preciso ir para SP urgentemente hehe <3
Vem <3
fiquei querendo fotografar ai também :)
Vem, Bá!
boa escolha!
é uma pena ver esta casa abandonada… Bom é o que parece nas fotos.
Não tá abandonada não ;)
Eu fui este final de semana, mas o segurança que estava lá me disse que eu só poderia fotografar com o celular e não com a minha câmera, mesmo eu falando que havia visto aqui que só precisava de autorização quem fosse comercializar as fotos, mesmo assim ele não me permitiu.
Mas fiquei feliz em conhecer o lugar :)
Nossa, Ju, que pena =( acho que houve um desencontro de informações. Já fui com câmera mais de uma vez e não falaram nada. :(
Em uma das minhas visitas a Casa Modernista uma segurança disse que não era permitido fotografar o interior da casa, somente externo.
Cada segurança diz uma coisa =/
gente , alguem sabe se pode fazer ensaio nesse lugar?
Quando estive lá em 2014 fui perguntar à administração sobre fotografias, com o que fui inquirido (até com certa rudeza) sobre o meu propósito. Segundo a senhora que falou comigo, eu não poderia fotografar dentro da casa, visto que estava com um “equipamento profissional” (minha velha Zenit, toda destruída), mas que podia fotografar as áreas externas a vontade, o que fiz. Vejo que existe uma completa falta de preparo e consistência por parte dos funcionários do local, que cada vez falam uma coisa pra cada um. De qualquer forma, penso que vale a visita.