A Colorsplash é uma câmera meio que esquecida pela Lomography. Enquanto as populares Diana e LC-A fazem muito sucesso, a Colorsplash nunca é lembrada – pelo menos não me lembro de ninguém nunca ter comentado nada sobre elas nesse quase um ano de blog.
Aí que em uma das festas da Lomo, meu amigo Eudes decidiu comprar uma câmera. E eu indiquei a Colorsplash. Já no caixa, ouvi dizer que o livro que vem junto com a câmera é um dos mais fantásticos já lançados pela Lomography. E é mesmo!
Pra começar, a Colorsplash é tão fantástica assim por causa do flash e das diferentes cores dele (tem um kit de 9 cores diferentes dentro da caixa, e nela já vem com 3 cores – mas dá pra mudar sempre que quiser!)
O único “problema” dela são os botões – tem muitos pra uma câmera Lomo. Mas olha a foto deles aqui, ó:
A câmera tem dois controles de disparador: o com formato de sol e com formato de lua. Quando está no “sol”, a câmera dispara com uma velocidade de 1/125. Com a “lua”, você pode deixar o botão “apertado” para fotos de longa exposição. O flash vai bater logo que você soltar o botão, então, brinque com a luz e depois solte o botãozinho, que com certeza você terá um resultado bem legal de lightpainting. :)
O flash deve ser ligado e desligado no botão lateral da câmera (fica na mesma região do flash). Não esqueça disso, ou a pilha vai acabar rapidinho.
A Colorsplash é ótima para brincar de lightpainting. Dá pra tentar técnicas super legais, tipo segurar o botão e pintar com luz e depois disparar o flash na cara de alguém. Ou quem sabe, só tirar fotos extremamente coloridas na luz do sol? De repente, tentar a longa exposição sem flash. Dá também pra segurar o botão do disparo e, enquanto isso, disparar o flash sem soltar o botão do disparo – aponte para um objeto e deixe colorido, e depois disso, mude a cor do flash (ei, ainda tá segurando o botão do disparo da câmera?) e solte o botão – outro flash vai disparar e você terá a mistura de duas cores na mesma foto.
Aproveite para experimentar – com certeza, essa é a câmera perfeita para loucurinhas noturnas com os amigos!
Quem aí tem uma? Em breve, posto o “Revelei” dela. :)
Ela é muito bacana, mas vejo bastante gente reclamar que ela “morre” do nada.
Como assim, João? “Morrendo do nada”? :(
eu comprei o colorsplash flash q é igual ao dessa camera e to super satisfeita.
O flash é super legal, né? <3
morre = para de funcionar do nada.
Mas não sei né, como disse via bastante gente falando disso no tempo que pesquisei sobre ela.
Sempre ouvi falar dessa camera mas nunca tinha visto uma de tão “pertinho”. Adorei as possibilidades q vc falou q elapode oferecer e ja vou procurar pra ver se encontro pra venda! ^^
Tô doida pra ver o resultado :D
Tinha comentado dessa camera com a Ná, acho tão simpática essa pombinha aí ficou uma fofura hahaha.
Da pra viajar com os filtros e fazer varias experimentações é bem divertida de usar. Recomendo!
Tenho o flash da Colorsplash e adoro! As cores ficam lindas! Uso na minha fisheye…
Não valeria mais a pena comprar só o flash? Que aí dá pra usar com qualquer câmera…
usei uma colorsplash de 2004 até fev desse ano. só agora que ela morreu mesmo, e foi depois de muito uso nesses anos.
o que li por aí é que a qualidade geral da construção de boa parte das câmeras da LSI caiu muito nos últimos anos. não sei se os materiais ou a própria construção.
falam muito do flash da colorsplash, mas o que eu gosto mesmo é essa lentezinha plástica vagabunda que faz maravilhas.
para quem comprar, abuse do modo B (o modo com o desenho da lua) e fotografe muito nos dias de muito sol, acredite, a vinheta é linda.
essa edição aí do post é uma colaboração com a Staple.
[…] uma certa dificuldade com os botões do “sol” e da “lua” (que eu expliquei aqui), e desligando e ligando o flash, mas são besteirinhas que acabamos nos acostumando. A […]
Estou totalmente in love por seu blog <3… muito perfeito isso, o efeito desse filme fica lindo !!! Um graça mesmo.
Con amore, Donna Yellow ♥
maybe yellow