Muita gente nos escreve querendo saber dicas e informações de como começar na fotografia analógica ou até mesmo digital. Na verdade, eu diria que essa dúvida é uma das campeãs nos emails recebidos. Por isso conversando entre a gente, decidimos fazer essa série de posts com dicas e uma compilação de links de posts do blog e de outros sites. Não se esqueçam que como o título do post diz, essas dicas são para iniciantes e fizemos um resumão de muita coisa. Fiquem a vontade para sugerir perguntas no decorrer dessa série. Espero que gostem e seja útil pra todo mundo. ;)
“O que é lomografia?”
Acredito que todo mundo, um dia, quando está divagando em pensamentos, começa a se questionar o porque da gente “separar” a lomografia da fotografia analógica “comum”. Não que lomografia não seja fotografia analógica, mas sim um estilo dentro dela. Esteticamente ela é diferenciada pelas cores saturadas, foco suave e vinhetas, e em questão de atitude, a lomografia tem como ideal ser um jeito espontâneo e descontraído de fotografar. Sem precisar se preocupar com regras. Um jeito divertido de fazer registros do dia-a-dia.
Para ler:
– Sobre lomografia;
– Três formas de ver a Lomografia
“Onde posso revelar meus filmes?”
Nos laboratórios de revelação, HAHAHA. Brinks à parte, acho que até que hoje em dia existem um número considerável de lugares que estão revelando, principalmente nas capitais, claro. Existem também os minilabs, que são aqueles que fazem o serviço “em uma hora”. Nesses lugares a qualidade pode deixar um pouco a desejar, óbvio. Nós fizemos um post com um compilado de laboratórios em São Paulo, com valores, telefone, tipos de serviço, etc. Acontece que queríamos muito poder ajudar o pessoal dos outros estados, mas para isso, vocês tem que ajudar a gente primeiro! Como? Nos mandando por email (oi@lomogracinha.com.br) ou comentário, os labs que vocês revelam nas cidades de vocês. ;)
Para ler:
– Laboratórios em São Paulo;
– Onde posso revelar meus filmes?
“Como vocês fazem para passar as fotos para o computador?”
A maneira mais fácil é, na hora da revelação, pedir para o laboratório digitalizar as fotos e te entregar em um CD. Assim, você não precisa escanear as fotos em casa, e tem mais qualidade final. Quem está mais ~pra frentex~ nesse assunto, costuma ter em casa scanners especiais para negativos de filme, o que barateia muito a revelação. Mas no geral, funciona assim mesmo, leva pra revelar e pede pra colocar as fotos no CD.
Não se esqueçam de deixar nos comentários perguntas que querem ver nessa tag, viu? E que também, existe a busca do blog, as vezes sua dúvida já foi respondida. ;) Para ver a primeira parte dessa série de posts, clique aqui e a segunda parte, clique aqui.
Adoro Lomografar e gostei do post! Aliás, Lomogracinha é um dos meus blogs preferidos! Quanto ao envio da foto analógica pro computador, esses dias eu vi um equipamento incrível à venda, que era um digitalizador de filmes 35mm. Tinha a versão pra iPhone tbm, que era mais baratinho. No site do Girafa tem, não sei como e se funciona legal, nunca vi em mãos, só é uma curiosidade minha sendo passada a diante!
Beijos
Oi Natalya, não conhecia e fui procurar, é esse, né? http://www.girafa.com.br/Digitalizadores/Ion/digitalizador-de-negativos-35mm-ou-slides-via-cartao-sd-ion.htm
Também não sei se é bom, mas achei muito legal! Obrigada pela dica!
Adoro Lomografia e também tenho um post sobre a história da lomografia no meu blog ( http://larissamarinho.com.br/em-foco/o-mundo-da-lomografia/ )!
Beijos!
Meninas!!
Parabéns pelo site!!! Acho ótimo, e mto bom esse último Post…
Posso dá uma sugestão??? Estou querendo adquirir um Scanner p/ negativos, p/ minimizar meus custos… Mas, só conheço um modelo próprio p/ isso… Pq Vcs não trazem quais os modelos e = ou – a faixa de preço de cada um??????
eu tenho um scanner para negativos tem uns 6 anos, um hp scanjet g2710. é sensacional, ótimos controles e muito fácil de usar. fiquei um tempo sem usar por não achar uma versão para mac do software do scanner, mas esse ano achei e voltei a usar muito. vale muito a pena.
para quem quer pesquisar por “scanner tma”, que é transparent media adapter.
gente, eu pago R$24,00 para revelar o filme e colocar em cd. Qualquer loja da kodak ou da fuji pode fazer isso, porque eles geralmente terceirizam o serviço.
=)
Meninas vcs estao de parabens.
Cade o resultado do sorteio??
Pra ajudar com a lista de labs, vou passar o qual eu gosto aqui de Curitiba!
Ticcolor (Rua Conselheiro Laurindo, 506 – Curitiba/PR (41) 3322-1015) ou http://mkt.ticcolor.com/ (tem loja virtual também!)
Abraços!
manipulação no filme depois de revelado, faz parte da lomografia?
Tenho uma Nikon D3100, gostaria de saber que tipos de lentes ou filtros que podem dar esse efeito nas fotos?
Obrigada :D
Adorei as super dicas!
Onde eu trabalho tem um scanner especializado para revelar negativos UHUUULLL mas não sei usar. HSUAIHSIAUH mas ainda vou aprender certinho como ele funciona :)