Quando decidi morar na Espanha (mais especificamente em Valencia), comecei a pesquisar sobre eventos e festivais típicos daqui. Logo descobri que no dia do meu aniversário eles teriam a maior festa da cidade, chamada de Fallas (ou em valenciano, Les Falles).

falla cuba / falla malvarrosa

falla cuba / falla malvarrosa

A festa é uma tradição que se iniciou no século XIIX, quando eles celebravam o início da primavera queimando restos de madeira das oficinas de carpintaria da região, além de celebrar o Dia de São José (pai de Jesus, que era carpinteiro). Depois de um tempo, começaram a fazer carinhas dos vizinhos nas madeiras… depois bonecos de madeira… até se tornar o que é hoje.

DSC_4623

O festival é incrível de lindo, mas também carrega muita crítica aos problemas do país. Normalmente, as fallas tem ninots que representam políticos ou outros problemas sociais que eles queiram queimar ao final do festival. É como se fosse um festival de libertação – eles criam monumentos lindos mas cheios de críticas, e queimam para se livrar desses problemas. Pra vocês entenderem a grandeza do festival, nem quando a Guerra Civil estava rolando por aqui eles deixaram de fazer as fallas. Incrível, né?

mascletà

mascletà e o céu quase branco de fumaça

Tá achando que a festa é só queimação de boneco? Que nada! A cidade para TOTALMENTE durante as festas! Eles comem, bebem, se divertem, se encontram com amigos…

IMG_9849

pra todos os bolsos

Ninots: são os bonecos, gigantes ou pequenos, que juntos viram uma Falla.

Mascletà: é o festival onde eles estouram bombinhas, rojões e fogos no centro da cidade – acontece durante várias semanas, todos os dias, às 14h. Esse ano a mascletà estava concorrendo ao prêmio de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O céu fica completamente branco de tanta fumaça, e parece que o chão está tremendo, de tanta bomba! A parte engraçada é que na cidade toda ficam estourando bombinhas, chamadas de petardos – e as crianças pequenininhas já carregam caixinhas cheias de rojões para estourarem com a supervisão dos pais. (são semanas ouvindo bombinhas durante o dia inteiro! HAHA)

Fallas: são os ninots todos reunidos. Tem as fallas grandes, para adultos, com as críticas ao governo ou a problemas sociais; e as fallas infantis, com desenhos lúdicos e tamanho reduzido para as crianças. As infantis costumam medir 3 metros, e as grandes costumam medir 30 metros!

Falleras/os: são as pessoas que formam as fallas. Eles tem roupas típicas, cada um tem a sua cor específica do bairro e um brasão bordado nas roupas. Eles desfilam pela cidade durante uma semana para convidar os moradores a participar das Fallas. <3 Além disso, existe a Fallera Mayor, que é quem coloca fogo na falla específica do seu bairro, e a Fallera Mayor da cidade, que é a representante da cidade nas Fallas (além da Fallera Mayor mirim, que é a menininha que acompanha a Fallera Mayor).

falleras

falleras

Além das Fallas, eles também iluminam as ruas e concorrem a prêmios pelas luzes. É muito bacana ver o show de luzes, e em volta ficam montadas barraquinhas com comidas típicas, como churros, buñuelos, paellas e bocadillos. Por ser uma festa bem família, você vai encontrar todo tipo de gente andando pelas ruas para ver as luzes, as fallas e comer churros.

buñuelos / falla infantil

buñuelos / falla infantil

No dia 14 de março, eles elegem a melhor falla da cidade. O prêmio são bandeirolas que eles penduram próximos as fallas e depois guardam na casa do Casal Fallero. A cidade tem cerca de 350 fallas, mas cada uma concorre em um grupo (como o Carnaval no Brasil). Acho que são 4 grupos no total. As melhores fallas (como as da Calle Sueca, Calle Cuba e Malvarrosa) estão no grupo especial.

Dia 17 é a l’oferena. É o ato antes do fim do festival, onde acontecem oferendas de flores para a Virgem dos Desamparados. Todas as falleras e falleros da cidade vão em procissão até a Plaza de La Virgen para depositar flores e formar a imagem da Santa toda florida. Talvez seja o momento mais emocionante para os falleros em geral, por eles serem muito apegados a religião. É bem bacana ver as criancinhas e seus pais levando flores para a Virgem. <3

l'oferena / calle sueca

l’oferena / calle sueca

Dia 18 tem a Nit del Foc, onde eles queimam fogos de artifício durante cerca de 30 minutos para anunciar que a festa está chegando ao fim. :(

No dia 19, a la cremà começa às 22h, queimando as fallas infantis, e depois, à meia-noite, queimando as fallas grandes. A falla central (que fica na Plaza del Ayuntamiento) é queimada depois de todas as outras, por não concorrer dentro do concurso e ser representante de todas as fallas da cidade. Como estava friozinho, decidimos ficar aqui pertinho de casa para ver a cremà da falla de malvarrosa.

DSC_4714

DSC_4721

Para quem está pensando em vir pra Espanha, coloque na agendinha esse festival tão bacana que rola por aqui. É sempre em março, e só aqui na Comunidade Valenciana.

Eu particularmente adoro festivais típicos, porque eles costumam contar muito sobre as crenças e as origens do povo daquele local. E vocês, curtem esses festivais malucos? Tem dicas de festivais pelo mundo? Conta pra gente! ;)

EDIT:

Tá aqui o video que fizemos de uma parte do festival! <3

*se quiser desconto pro seu seguro viagem, tá aqui ó! entra no site da mondial seguros e use o cupom AFILI2016 para ter 15% de desconto!