Ainda lembro bem a sensação de chegar pela primeira vez em Dublin e já me deparar com milhares de portinhas coloridas no caminho do aeroporto até o centro da cidade. Não tem como, essas portas chamam mesmo a atenção, e são cartão-postal aqui! O mais engraçado é que depende muito do bairro… O bairro que eu moro, por exemplo, são mais difíceis de achar, mas elas estão presentes por toda a Irlanda!

Um tempo atrás estava mega curiosa do porque dessas portas coloridas, e ainda mais: qual o critério usado? Achei duas teorias bem engraçadinhas e fofas, mas não sei se são verdade ou não!

A primeira delas, é que as esposas pintavam as portas da vizinhança cada uma de uma cor, para que quando os maridos, bêbados, chegassem em casa, não errasem a porta! Haha! Consigo entender o sentimento, pois um dia, voltando da balada, errei a rua de casa, HAHA!

A outra teria que encontrei conta que em 1861, quando o príncipe Albert faleceu, a rainha Vitória mandou todos colocarem faixas pretas nas portas das casas em sinal de luto. Um irlandês revoltado (e provavelmente também bêbado) resolveu pintar as portas durante a noite em sinal de protesto. Quando todos acordaram, gostaram tanto da ideia que resolveram aderir à moda.

portasdedublin01

portasdedublin02

portasdedublin03

portasdedublin04

portasdedublin05

portasdedublin06

portasdedublin07

Essas foram só algumas portinhas que encontrei pelo caminho, mas existem muuuuitas mais! Quem sabe não rola um post parte dois? O que acham? :D