Filtros close up são usados para fazer fotos macro (cêjura?). Comprei esse kit de filtros ano passado, pois não queria gastar meu dinheiro com uma lente macro. Esses filtros são um super quebra galho na hora que precisamos de alguns detalhes. A Lari já falou sobre fazer fotos macro com a lente 50mm invertida, e a 0.42x macro lens, vale a pena dar uma lida nesses posts também para você saber o que melhor se encaixa no momento para você. Bom, confesso que testar a 50mm invertida eu tenho um pouco de medo, porque as lentes são delicadas, e esse processo é um tanto “agressivo”, por isso sempre muito cuidado quando forem usar suas lentes assim, e como eu sou meio medrosa para essas coisas, não me aventuro tanto, haha.

Esse kit vem com 3 filtros e uso na minha lente 18-105, que tem a abertura de 67mm. Tem para várias lentes, minha irmã tem um para a 50mm, mas eu preferi esse, vai de gosto e do que você necessita.

E Como funciona?

Você rosqueia o filtro no filtro de proteção da sua lente et voilà! Está pronto para fazer as fotos macro. Ele vem com 3 filtros porque assim você vai acoplando um filtro no outro para obter o máximo do macro que eles proporcionam. Você pode usá-los um de cada vez, ou todos juntos.

Assim, no kit vem os filtros +1, +2 e +4 , ou seja, se você coloca o filtro +1 na sua lente, ele já vai dar uma sensação mais aproximada, se você coloca o filtro +1 e +2 você já vai ter um filtro +(por isso que não tem o filtro +3 no kit), e se você juntar com o filtro +4, já vira um filtro +7 e você tem um super macro, mas não é necessário fazer isso. Usando somente o filtro +4, você já vai ter um resultado bem legal! 

Esse kit é encontrado em lojas especializadas de fotografia. O meu é da marca Hoya e vem nesse case fofinho. Comprei na Angel Fotos por R$ 200,00 (se não me enagno), e hoje está custando R$ 210,00. Não é caro, em relação as lentes macro por aí, e te ajudam muito quando você precisa de detalhes e tem receio de usar a 50mm invertida.

O post foi uma indicaçao das meninas izamarques e parupapa no meu instagram!

Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida só deixar nos comentários! ;)