Creio que bastante gente já ouviu falar dessa “técnica”, eu mesma conhecia por nome, mas nunca dei muita bola e muito menos fui ver como funcionava a coisa toda.

null

Acontece que por esses dias precisei fazer algumas fotos de objetos bem miudinhos, e todos sabem, que apesar de câmeras DSLR serem fantásticas e etc, etc, etc, é um saco (as vezes) precisar de uma lente diferente pra cada coisa que você quer fazer (saudade do modo florzinha da minha compacta, que realmente funcionava).

Pois então, fui tirar as tais fotos normalmente e não deu muito certo, daí lembrei dessa “dica” e resolvi tentar. E comofas?
Bem, é super simples: desencaixe sua lente 50mm, vire ao contrário, e segure o lado “errado” na sua câmera. Sim, vai ficar solto, e sim, é uma gambiarra tremenda ter que segurar lente, literalmente, hehe. Mas olha, da pra quebrar um galho viu? :)

null

null

null

Sua câmera vai trabalhar como se não tivesse reconhecido a lente (claro, não tem nada encaixado ali), daí você não consegue controlar a abertura, somente o ISO e velocidade. O foco fica totalmente “manual”, ou seja, precisa chegar perto do objeto e ir conferindo no viewfinder se está focado ou não.

null

null
Procurando mais sobre esse assunto na internet, acabei achando um vídeo que explica como fazer também. Inclusive, o fotógrafo usa uma lente 18-55mm, a famosa lente do kit, que já vem com quase toda câmera:

[youtube video=ivQV8UxFCz0]

E vocês, já tiraram fotos invertendo a lente? :)