Ontem peguei o resultado do meu primeiro filme 120mm e o primeiro filme da minha Diana F+. Usei um rolo de ISO 800, da Lomography, e depois de revelado, ele fica assim, que nem nessa foto (a nível de curiosidade, eu nunca tinha visto, vai saber se alguém também não né, haha):
Pedi para revelar e scannear lá na Capovilla (um dos labs que estava na listinha que a Julie postou aqui), e a revelação mais o CD com as fotos saiu R$23,00. Não achei tão caro quanto algumas pessoas falam, que filme 120 não compensa (poucas exposições e caro para revelar), etc… mas também não saíram todas as fotos (usei a Diana naquele modo de 12 poses).
Pois então, saíram 8 fotos de 12. E dessas 12, somente três ficaram boas. As outras ficaram muito escuras, algumas mal dá pra ver o que era pra ser a foto.
Eu fiquei meio sem entender, porque na minha cabeça o ISO 800 iria me salvar de fotos escuras, e na verdade, meu maior medo era ter fotos claras demais com esse filme. Mas né? Não foi o que aconteceu…
Sei que deixei a Diana quase o tempo todo no modo “N”, mas achei que com o ISO alto iria estourar e mudei, em algumas fotos, a configuração de tempo para “dias nublados”, aquele de desenho de nuvenzinha. Mas no final, não tenho certeza se foi isso. Imagina fotografar com filmes de ISO 400 ou até menos! D:
De qualquer forma, fiquei contente pelas fotos que saíram, e tô ansiosa pra começar um rolo novo! É divertido brincar de Instagram Live, haha. :P
E já aconteceu isso com vocês? Mesmo com o filme de ISO alto, a foto sair escura?
Cara, sou louca por essa câmera ;x Gostei das fotos, apesar do problema com claridade e ISO.
Tô em fase de testes com minha Olynpus Tri 35, e apesar de ela ser antiga, dá para começar ;/ Tô com um rolo de 36 fotos, o menor que tinha para 35mm. Mas, soube que essa câmera ‘dobra’ o rolo (alguém saberia me explicar o por quê disso?) então, eu teria direito á 72 fotos.
Me divirto demais tirando fotos com ela, e meu ISO é só de 200, espero que não tenha o mesmo problema que você!! Bem, só vou descobrir quando revelar,né ? T-T Até lá só me restam expectativas.
Eu tenho um 120mm e ainda não tive coragem de usar, será o próximo. Acho que o resultado foi lindo para o primeiro filme, que é sempre traumático, rs.
Aconteceu comigo, mas foi com um filme de ISO 200. Tô com medinho de usar o de 800 que tenho, por isso achei compreensível. Mas ainda assim usei em ambiente fechados com o auxílio do flash, então a dúvida voltou.
Bem, o que a pessoa que me deu a câmera disse é, tem de usar sem medo, isto é, ainda estou trabalhando nisto. :)
Ps: as fotos ficaram bem legais!!!
Caramba, não tenho ideia de como funciona tudo isso e provavelmente alguns filmes iriam fora. Mas ó, adorei a foto do gatuno e da sapatilha :)
Quero muito comprar uma Diana. Acho que vou optar pela Diana mini…
Enquanto isso já estou testando uma Olympus Trip 35 e uma fisheye one. Na fisheye estou usando o filme Kodak Portra 160 NC, que tem ISO 160. Espero que não saiam fotos muito escuras! :B
Ah, vocês já usaram filme ou gostam de filme vencido?
Também nunca vi um filme 120! rs.
O engraçado é que não tem furinhos (sprockets)! :p
Tenho uma Diana Mini, o primeiro filme foi FAIL absurdo, pois a ASA era 100, todas as fotos saíram escuras. Essa semana vou tentar revelar outro que tirei só em lugares com muito sol, mas asa 100 é complicado..
Comprei uma caixinha de filme Asa 400 na lomography, espero que consiga alguma foto.
As fotos ficaram bem legais, parabéns.
Bjo.
Tenho uma Holga 120 faz um ano já, e no começo é assim mesmo!! Eu acho que como a lente é de plástico, tem menor passagem de luz e as fotos ficam mais escuras. Por isso eu sempre tiro com flash se for dentro de casa.
Acertu: eu nunca tinha visto o filme 120 assim, revelado, e era super curiosa. =D
NOssa, ir buscar o filme no laboratório da um frio na barriga, sempre fico ansiosa pra saber se deu certo, se saiu tudo, se queimou tudo! No final, a agonia toda é ótima. hhahaha
Sabe que eu imaginei a mesma coisa q vc? Tb comprei um filme iso 800 da lomo e com receio de usar e ter todas as fotos estouradas, resolvi esperar um dia bem cinzento ou pouca luz. ainda não testei o meu rolo de filme, mas veremos o que acontece!
E Mary, respondendo a sua pergunta a Olympus trip não dobra a quantidade de fotos (eu tenho uma tb!) Quem consegue a façanha é a Olympus Pen, que tira fotos meio-quadro. ;)
Hey, bacana demais o blog, bons textos, bem bonitas as fotos e o design… legal! =)
Opa, vou aproveitar a experiência de vocês e perguntar algo que não é pertinente a esse assunto, mas vocês já abordaram no blog… tô acabando um rolo de filme preto e branco da Lomography… e estou com uma dúvida: a revelação dele é no processo C41? Vocês sabem? Valeu… beijos!
Oi Fernando! A revelação do p&b é uma revelação especial – não é nem c41 nem e6 – mas sempre ligue na loja pra conferir, pois os preços variam (o seu filme é 120 ou 35mm?).
Meu primeiro filme era ISO 800, só que não sabia nada de nada e deixei a configuração em pinhole, ou seja, só duas fotos sobreviveram, o resto ficou tudo escuro. É usando que a gente vai descobrindo e aprendendo, não tem jeito. Depois eu comecei anotar o que fazia em cada foto, pra saber o que dava certo ou não! hahaha.
A graça da lomografia (ou fotografia analógica, que seja) é justamente esperar pelo resultado… mas quando ele não é tão bom ficamos chateadas.
Com o tempo você pega os “macetes” da Diana… ou não e continua se surpreendendo ;]
hehehe
Adorei o blog, conheci pelo ToyCamera (:
Beijos!
ow que massa tava hoje mesmo aqui pesquisando aonde comprar uns filmes pra minha Diana F+ e vi um post agora seu..parabens e to curtindo o blog..abrazzzzzzzzzzz
Bacana as fotos, a Lomo tem disso né, as vezes queima. Tenho uma La sardina e estou esperando para ver o post sobre ela.
Abraço
Julie, o filme que estou usando é o p&b da Lomo ISO400, 35mm… =)
Então, Fernando, eles cobram o valor do p&b ‘especial’ mesmo. E tem que ver quais labs que fazem, alguns não tem os quimicos pra revelar p&b… :(
Eu to com um ISO 100 em duas cameras aqui, vamos ver os resultados em breve. :)
Eita!! ISO 800 ficaram escuras??? Foi o primeiro q eu usei e tava com receio delas sairem claras demais.. agora to achando que vão sair todas escuras!! haha Estou usando o ISO 200.. metade do filme… vou tentar usar mais o flash entao =/
cara, pra essas máquinas tipo lomo tem que usar ISO 400 pra cima… mas o ideal é mesmo 800. e fotografar no ‘N’ só na rua mesmo e com sol, ehehe. quando for dentro de casa ou mais a noitinha tem que deixar uns 2/3 segundos com a exposição aberta no B e lascar um flash :P
tô com um filme de 120mm aqui pra revelar também, ahaha… MEDO!
amay a foto do seu gatinho, ficou muito lindo o jogo de sombras :)
Opa meninas!
Olha, eu diria que 8 de 12 é um ótimo índice, ainda mais fazendo experiências! :-)
Mas eu acho que o maior problema nesse caso foi que, apesar de o filme ser 800, a Diana – e suas lentes – não são muito boas em ambientes escuros. Ela simplesmente não tem uma abertura de diafragma boa o bastante pra um ambiente escuro, sem ser no modo Bulb e controle manual do tempo de obturador, é claro. Mas mesmo assim é uma câmera maravilhosa, né?
Dica: até “pegar o jeito”, use a camera com a mascara para 16 poses. Assim você tem mais fotos por rolo nessa fase de aprendizado ;-)
Bjs,
http://www.queimandofilme.com
Meu primeiro rolo 120 com a Diana F+ foi um desastre. Apenas 3 fotos e ambas estouradas. O segundo, mais fotos, mas bem escuras. O terceiro, 5 fotos, as que tirei na praia. Como não estou usando flash, estou direcionando o uso da Diana F+ para dias ensolarados. Meus experimentos estão a passos lentos mas estão seguindo. Comprei mais filmes só que dessa vez, ISO 800. Os três primeiros rolos foram ISO 400. E falando em rolo 120, perdi um com 12 fotos ja tiradas. Alguém achou? :-s
Daniel, meu primeiro filme da Diana F também foi desastroso. sairam muitas poucas fotos, umas 5, no máximo. eu queria saber se voce sabe o motivo disso ter acontecido com voce também. ontem mandei revelar um filme novo, espero que saiam mais fotos. mas queria ter uma idéia de qual pode estar sendo meu erro. obrigada (:
Tenho uma Mini Diana e você ainda deu sorte, meu primeiro filme só saiu uma foto (essa aqui por sinal: http://www.flickr.com/photos/thayaraujo/5162616608/in/photostream), mas a tendência é melhorar, não desanima não.
Vi que de inicio segurava muito na hora de tirar a foto, o segredo é ser rápida. E acredito que maior parte do problema que vem depois é só por tremedeira mesmo, mas acaba dando um certo charme a foto. (:
Beijo.
Se saiu bem, no meu primeiro filme, de 12 poses somente 4 ficaram “reveláveis”. Eu nunca revelei na Capovilla, na real, faz tanto tempo que não passeio com a minha Diana, que na época que liguei lá eles ainda iam começar esse serviço. Sai caro revelar no papel foto por foto, há uns 2 anos atrás, o mais barato era R$3,70 por foto. Achei ótimo esse preço pra digitalizar!!
que bom ler esses depoimentos! já vou me preparando, então. acabei de comprar uma Diana F+, só que estou com um filme ISO 100. ou seja, esperar abrir um solzão para fotografar, né? e torcer.
adorei as fotos e o blog. boa sorte nos próximos filmes :)
A minha maior dificuldade na DianaF+ é o visor que fica atras dela. Eu nunca sei em que númeor tá. alguém tem alguma dica pra me ajudar? :D
Marina, geralmente aparece o contado atrás da sua câmera, naquele visor onde você escolhe o número de fotos… ou aparecem números ou símbolos, pra vc saber que o filme está rodando!
Larissa, eu sei que aparece lá e tal, mas eu acho tããão ruim de vizualizar ;~ você não acha? uso o filme de isso 100 algum problema ou recomendação?
Ah, eu acho que me acostumei, no começo achava estranho, mas agora… hehe
Olha, não sei te dizer, porque na Diana só usei filme ISO800 até hoje… e na actionsampler ISO400 :(
Oi, adorei as tuas fotos ;) mas tenho uma pergunta, eu comprei recentemente a Diana F+, mas sou inexperiente… Ja experimentei tirar fotos, mas não sei se estou realmente a tirar. Como sei se realmente tirei as fotos? Ha maneira de ver no rolo?
Obrigada
Mandei revelar e scanear na Capovilla, eles me entregam um cd com fotos minúsculas, 150kb cada, resolução de 72dpis, e disseram que dá pra imprimir ¬¬
Os atendentes não entendem nada de nada e ainda não scanearam todas as fotos do negativo. Não recomendo de forma alguma, fujam. Algumas fotos sairam totalmente lavadas.
I love this outfit!
Superbe tenue :p
tenho uma regula sprinty C. o problema é o seguinte: 1) compro e utilizo geralmente filmes fuji iso 400, pois acredito que quanto maior o iso mais possibilidades terei de obter uma foto, digo isso apenas por leituras obtidas por navegar na internet. 2) minha câmera comprei usada, apenas com o intuito de me divertir e me aventurar nesse mundo, e para minha infelicidade quando ela chegou numa bela caixa, grande e pesada olhei, blz, bonitinha completa, só que um dos ajustes não girava, estava travado era o da iluminação, se estiver certo, que marca de 30 a 250 da direita pra esquerda. Com o tempo resolvi fotografar igual sabendo que só poderia disparar quando batesse nos 125, posição que até então estava marcada. resultado saiu de 2 a 4 fotos, o resto o filme ficou em branco, e mais uma vez se foram lá pesquisas na internet, até que encontrei que poderia ter ocorrido um processo do filme “não sensibilizar”, enfim não entendo muito, porém relacionei e pensei pow minha regulagem de iluminação é uma bosta não poderei ficar com a cam. 3) o mais surpreendente é que eu adoro essa cam, não sei, pela estética dela, mas enfim já consegui fotos com ela pouquíssimas, mas existem, até que um dia olhando mexendo, imaginando que porra, seria uma pena ficar assim, parti pra grosseria e resolvi aos poucos aplicar gradativamente certa força muito localizada e precisa no local que regula a iluminação, aos poucos ia aliviando, até que bem, como resultado atualmente ela gira com uma leve força aplicada, podendo correr de 30 a 250, enfim todas as regulagens funcionam. 4) partindo novamente para mais um fuji iso 400, bom fui feliz comprei duas unidades, e sai fotografando que nem louco, fui para lugares legais, enfim batia aquele tesão por fotografar tudo. o resultado foi catastrófico, apenas uma foto. observei que o filme parecia da forma como havia citado anteriormente, parte do chamado “não sensibilizado”, aparentemente sem uso. também reparei que as bordas estavam trincadas. a cam como acredito ser nas outras, deixando claro que não conheço muito, ao menos nunca tive uma câmera, ela tem o dispositivo para passar de posição, pois bem no caso da minha máquina ela muitas vez trava exigindo força, pensei que isso pode estar estragando as bordas do filme, agora precisaria saber se isso influenciaria em algo, outro detalhe é que a cam não muda os marcadores das posições ela fica sempre travada na mesma numeração. acredito que alguém vá ler isso, e gostaria muito de ouvir o que tem ou tenham a dizer.
Eita, tô com um ISO 400 em uma Diana F+ e tive a mesma linha de raciocínio que vc. Fiquei com medo das fotos saírem super claras devido a sensibilidade do filme, daí tds foram tiradas no modo normal e com a regulagem do diafragma pra dias nublados. Irei revelar o filme essa semana, sinto cheiro de fisco no ar… rsrs
[…] tempo atrás eu fiz um post “Revelei” sobre meu primeiro filme da Diana F+, lembram? Lembram também que minha experiência foi meio desastrosa, né, haha. […]
Oi!
O problema foi que você não usou flash!
Em ambientes com pouca luz, tem que usar flash, mesmo com rolo de ISO 800 ;-)
tava pesquisando justamente por isso, hoje fui buscar minhas fotos no lab, usei minha fisheye one com o filme kodak ultramax 400, escolhi o 400 justamente porque sei que a fisheye requer um filme de ISO alto. Eu tirei fotos DE DIA, no CLARO, tem fotos que foram tipo sol de meio dia! e muitas delas, muitas, maioria. das 34 só 4 não ficaram escuras. Como isso pode acontecer? ISO alto mais SOL DA TARDE DO RIO DE JANEIRO = fotos escuras? como? como? =(
[…] Espero que tenham gostado da minha primeira experiência com a Diana F+ (aqui no blog, pelo menos!). Quem se interessar pela Diana F+, têm mais posts sobre ela aqui e aqui. […]
Tenho uma Diana f+ e o meu primeiro filme foi um desastre total! ):
Gostei de tudo. Só uma dica: não existe filme 120mm. É 120 e ponto. Sem os milímetros. Abraço. Gosto demais do site.
Uma dúvida: o que muda os efeitos são as câmeras (cada câmera possui um efeito determinado) ou são os filmes usados que diferenciam ? obrigada desde já *-*
Quero muito a ajuda de vocês !!
Eu estava tirando fotos com um filme de ISO 200 mas a câmera estava em ISO 400, eu não revelei as fotos ainda, mas eu queria saber se isso vai deixar minhas fotos ruins :/.
Se alguém souber me responder,por favor me responda.
Agradeço desde já :)
No seu caso, fez sem querer, mas há quem faça de propósito mesmo :) Isso é chamado “puxar filme” e o que acontece é que o filme é de um determinado ISO e estamos a “mentir” à camera que ele é de outro ISO. Os resultados chegam a ser surpreendentes :) Também não fazia ideia que isso existia, mas nunca usei e nem sei se vou usar (ao menos por hora)
Aconselho a ler este post: http://www.queimandofilme.com/2011/12/30/puxar-filme-porque-pra-que/ foi aí que fiquei a saber o que era ;)
Espero ter ajudado :3 (sou uma mera leitora do blog, mas tenho aprendido muito lendo blogs como o Lomogracinha e esse do link)
Só vendo este tipo de blogs é que fiquei a conhecer esse tipo de filme e como ele é XD Na minha infância apenas convivi com o de 35mm e, pra já, é com esse que continuarei com a minha jornada analógica :) Mandei na quarta-feira revelar um ISO 400 que usei numa Yashica Fx3 Super 2000 (um achado da internet, em excelente estado e baratinha) e só ficará pronto na próxima quarta x_x Tou doida pra ver os resultados!! Mas ao mesmo tempo, estou com medo que saia tudo tremido e escuro @.@ Tenho que manter a calma e aguardar :/
Estão muito legais as fotos, mesmo as escuras :D
Oi Flor,
Eu já tentei revelar 3 filmes da lomo e todos saem como se estivessem sem foto nenhuma. Em um dos lab que fui revelar me disseram que eu havia queimado o filme. Tu pode me ajudar com algumas dicas. Será que estou usando o modo P de forma errada.
Oi Lari! Comprei uma Diana F+ igual a sua, porém não achei filme de 120 mm pra comprar! Eu gostaria de saber aonde você compra os seus?
Compro na 7 de abril =)
Pois é Lari, mas eu moro no Paraná em Cascavel e não achei pra vender em nenhum lugar e estou muito decepcionada.