Sempre fazemos posts com indicações de Flickr’s e fotógrafos por aqui, mas esse é um pouquinho diferente, acho.

Ontem, vi o trailer de um documentário sobre um fotógrafo e todo o caminho que ele faz para obter o resultado de suas fotos. Eu não o conhecia e fiquei muito impressionada com seu trabalho. Poucas vezes acontece isso, e passei o dia todo pesquisando sobre o Gregory Crewdson e seu processo criativo.

Na hora pensei em colocar o link do vídeo no nosso Facebook/ Twitter, mas acho que esse cara e suas fotos merecem um post. Quem sabe não fazemos mais posts desse tipo aqui no blog? :)

null

Crewdson nasceu em 1962, em Nova York, onde mora e trabalha até hoje. Com 10 anos de idade, seu pai (psicanalista – coisa que influenciou muito seu trabalho), o levou para ver uma exposição da Diane Arbus, experiência que mais tarde o incentivou a seguir em frente com a fotografia.

Suas fotos (e vocês vão ver no vídeo logo abaixo), são dignas de uma produção de cinema. Aliás, esse ponto ele confessa quando cita filmes do Hitckcock, David Lynch e Spielberg como inspiração. Cenários gigantescos são montados a cada foto, coisa impressionante de se ver mesmo.

null

null

null

null

null

As cenas são dramáticas, cheias de detalhes absurdos, e tudo isso conta uma história e tanto, por exemplo: a mulher nua parada em frente ao espelho se observa, enquanto vemos os pés de uma pessoa dormindo na cama. Um homem parado sob a chuva, o carro com a porta aberta (estacionado de qualquer jeito), sua maleta no chão.

Nada sabemos dessas pessoas, mas nos faz pensar muito sobre a narrativa, e é exatamente o que Gregory deseja. Li uma entrevista, onde certo ponto, quando questionado sobre a diferença entre suas fotos e um filme, ele diz que reconhece o limite da fotografia em termos de narrativa, pois ainda é uma imagem congelada, sem antes nem depois. Não concordei muito, pois suas fotos parecem tiradas de um filme, é porque tem movimento, e se conta uma história, é porque tem narrativa.

null

null

null

null

Enfim, deixo aqui então o vídeo do documentário, e espero que gostem do post e principalmente do trabalho do Gregory, tanto quanto eu gostei. Me digam o que acharam nos comentários, se já conheciam, etc. :) Pra saber mais sobre ele, visite também seu site.

[vimeo video=31567427]