São Paulo é uma cidade INTENSA que a gente ama, odeia, ataca e defende tudo junto, todo dia. E, do seu jeitinho, ela também é bonita demais. Essa lista tem três saídas fotográficas legais pra gente tirar o bumbum da cadeira e ir aproveitar todos esses contrastes que a cidade oferece:
Caminhada Noturna
Toda quinta-feira a Caminhada Noturna sai da frente do Theatro Municipal às 20hrs. Mesmo se chover. Mesmo se tiver evento na região. Mesmo se for feriado (já teve até na véspera de Natal). Há 11 anos. A programação, que costuma ser publicada no site da Caminhada na primeira semana do mês, é sempre temática e com guia especializado em cada assunto. Mesmo que os passeios não tenham foco nenhum em fotografia, aparece uma turma grande carregando a câmera, porque é uma ótima oportunidade de conhecer o Centro de São Paulo a noite. Nos dias mais vazios o publico gira em torno de 50 pessoas, mas em determinadas datas já fomos mais de 1000!!!
Foto Jornada
Já faz 8 (oito!) anos que participo dos passeios do André Douek. A Foto Jornada (antiga Jornada Fotográfica) é mensal, gratuita e temática, mas nem sempre avisada com antecedência (o que já me fez perder várias). Funciona assim: você se inscreve no site do André e uma vez por mês (normalmente na semana da saída) recebe um email com a programação do próximo encontro (local, horário e tema). Também dá pra acompanhar pelo site.
Alguns passeios são mais simples, como uma volta pela feirinha do Bixiga, mas outros liberam acessos a lugares que não são abertos ao público ou onde é proibido fotografar, como a edição Nas Alturas, que abriu o terraço de três dos prédios mais famosos do Centro em uma manhã de sábado (Martinelli, Galeria Olido e Câmara dos Deputados). Também já ganhamos carta branca pra registrar o Mercadão de Pinheiros, o barracão onde são feitas as fantasias e carros alegóricos da Vai-Vai e o Circo Spacial.
Ao contrário da Caminhada Noturna, onde todo mundo anda sempre juntinho, na Foto Jornada o público fica mais disperso e solto (algumas pessoas se incomodam com isso, mas dependendo do local, fica muito melhor pra fotografar).
SOS Vila Maria Zelia
Essa saída é anual e descobrir a data dela é um pouco desafiador, mas eu acho que vale a pena porque além de ser um lugar fechado ao público normalmente, tem um papel social muito legal de fazer parte.
A Vila Maria Zelia é uma vila operária de 1912 e foi tombada como patrimônio histórico em 1992, mas há muito tempo tem sido ignorada, sem qualquer atenção ou repasse de recursos do governo. Assim, todo anos o pessoal visita a Vila para ver se houve alguma mudança e documentar as transformações que o local vem sofrendo ao longo do tempo (até agora nada positivas). O passeio costuma ser em abril e tem uns burburinhos aqui.
E vocês? Tem sugestões de saídas fotográficas? Será se um dia a gente anima um bonde do Lomogracinha? (são questões)
Nossa que legal, não sabia que existiam programas desse tipo, amei!
[…] está mesmo. Desde então saíram dois textos meus lá: um sobre organização de viagem e um sobre saídas fotográficas regulares de São Paulo (tem semanal, mensal e anual – tudo […]
Não conhecia nenhum desses eventos/lugares. É ótimo conhecer coisas novas ❥
Achei muito legais as dicas! Com certeza vou conhecer, até pra tirar fotos pro meu portfólio, estou começando agora. Queria saber se vocês acham que um aluguel de estúdio fotográfico em SP teria um custo muito alto, por que tenho um freela de book e queria que saisse o melhor possível. Abraços e parabéns pelo blog!