A gente tem feito alguns posts repetecos-de-câmeras mas com filmes diferentes, e esse é mais um deles. Estou com alguns filmes 120 redscale pra usar já deve fazer mais de um ano. Mas desse filme em especial, eu queria falar mais, pois além de ter sido meu primeiro redscale, também não temos muito conteúdo sobre esse assunto no blog. Não que tenha assim muuuuita coisa pra falar, mas vamos lá. ;)

Certas vezes a gente acha que por ter um efeito ou resultado final diferente o processo todo é muito maluco, né? Mas o filme redscale em si é muito simples: é um filme enrolado ao contrário, de modo que a parte que fica exposta à luz quando você bate uma foto é o verso do filme. Os tons avermelhados é porque a luz atinge as camadas de química (emulsão) de trás pra frente, batendo primeiro na emulsão vermelha. Por isso muita gente fala de redscale caseiro, mas como fazer isso fica para outro post. Para revelar é o mesmo esquema do filme “comum”.

null

null

null

Eu estava super empolgada com esse filme, que usei na minha Diana F+. Mas vejam só vocês que bosta de fotos que saíram, HAHAHA. Isso porque eu me achava toda íntima da Diana, já que meus últimos rolos com ela simplesmente saíram até fotos a mais do que o esperando (veja mais posts da Diana F+ aqui). Esse exemplo é pra vocês verem que as vezes até os mais “experientes” podem errar (em aspas, porque não sou nada disso). Na hora que peguei o resultado até pensei em não postar, mas achei que seria legal pra vocês verem isso e não acharem que só tiramos fotos ~maravilhosas~. Tamo junto na alegria e na tristeza, né? :P

Pouquíssimas imagens saíram e as que deram certo não deram tão certo assim, né? Vira e mexe esqueço de ajustar o foco dela… Eu achei engraçado que mesmo usando flash ficaram mega escuras, então as que não usei flash, que tirei no sol forte, nem tchum… Isso é uma dúvida que eu tenho: sei que filme redscale precisa de mais luz ainda, nesse caso que meu filme era ISO 100, precisaria fotografar como um ISO 50? Tem algum expert em redscale aí? ;)

Estou com um redscale na Canon AE1 agora, torçam por mim! E deixem suas experiências aqui nos comentários, queremos saber se vocês gostam de redscale, se tiveram dificuldades, etc… ;)