Oi pessoal! Esse é mais um guest post escrito pela Sarah Germano. Ela é leitora do blog e foi uma querida fazendo um post sobre uma câmera que ainda não falamos, a Holga TRL 120, espero que vocês gostem! Um super obrigada para a Sarah!
Olá! Me chamo Sarah, sou jornalista, tricoteira e apaixonada pela fotografia nas horas vagas. Comecei a curtir Lomografia nos idos de 2009, mas na época ainda era caro e difícil o acesso às máquinas. Resultado? Fiz tudo que tinha direito e até mais um pouquinho com uma Trip 35 que minha mãe tinha – hoje é minha risos.
Em 2011, quando meu namorado resolveu viajar para a China, não pensei duas vezes. Encomendei uma Lomo. Tive muitas dúvidas entre a Holga e a Diana, mas isso é história para outro post. Resolvi pedir a Holga, minha única especificação era que fosse vermelha.
Quando ele voltou minha surpresa foi enorme! Ele trouxe uma TRL de filme 120. Eu me senti com um ET nas mãos, ainda que um ET muito divertido. Quando li mais sobre a Holga, fiquei morrendo de medo. Disseram que ela era uma máquina difícil, que quase ninguém acertava no primeiro filme, que era comum perder o primeiro rolo.
Com isso tudo em mente, resolvi me divertir, experimentar. Se desse certo ótimo, se não desse “tant pis”, como eles dizem na França.
Mas ó, quando peguei o CD com as imagens digitalizadas, tomei um susto enorme! Todas saíram, algumas melhores, outras piores. Teve uma que eu errei porque esqueci de girar o rolo e saiu uma multiexposição quádrupla, que mesmo assim foi interessante, apesar de não dar para entender muita coisa.
Pontos interessantes da Holga TRL 120 (também existe a versão 135, mas infelizmente é bem difícil de encontrar no Brasil): ela permite múltipla exposição, tem efeito vignette, quatro tipos de foco – retrato, pequeno grupo, grande grupo e paisagem – entre outras coisas.
A lente de plástico e a estrutura, que permite uma entradinha de luz, dão efeitos incríveis nas fotos, como distorções e pigmentações, mas isso vocês já devem saber risos. Quem não quiser vazamento de luz, é possível vedar a câmera com fita adesiva. A Holga é famosa por ser muito versátil … Na internet tem vários tutoriais de como “tunar” a sua.
Ó, eu sou uma super defensora das Holgas, acho a câmera uma gracinha, tanto é que chegaram outros três (!) modelos em casa depois da TRL 120.
Adorei o post! Acho que todo o conhecimento que eu tenho de câmeras não digitais vem daqui do Lomogracinha haha
Muito legal essa loucura !
[…] Revelei: Holga TRL 120. […]