Vocês lembram do meu post meio frustrado da primeira vez que revelei as fotos da Diana Mini, né? Se não lembram, podem vir aqui. Mas dessa vez, eu venho com ótimas notícias, fotos lindas e nostálgicas de uma viagem.
Não fiz somente as fotos quadradas que a Diana Mini faz. Ela também é tipo a Golden Half, que faz half frame. O mais legal é que você pode mudar a chavinha para half frame no mesmo rolo de filme que está fazendo as fotos quadradas, demais né?! Por ter usado um filme de ISO 100, deixei a chavinha virada para o modo “nuvem”, e sempre tentei fotografar em lugares bem iluminados.
Desse rolo eu fiz algumas duplas exposições, porém eu não gostei muito do resultado. Mas no próximo rolo, provavelmente, farei muitas duplas exposições para postar aqui! :)
A única coisa que me dei mal, foi na hora da revelação. Por não ter avisado que era um filme de formato quadrado e half frame, as fotos vieram no formato padrão 10×15 e os half frames, sem ser half frame, mas com uma tarja preta em uma das fotos do par. Daí tive que ajeitar tudo no photoshop depois. Por isso, se o formato for diferente do habitual, é sempre melhor deixar avisado para o laboratório!
Eu vou deixar uma dica para quem tem medo ou receio de usar as câmeras, ou se aventurar por esse mundo: use, erre, faça! Errei muito no começo com a minha Diana Mini, mas se não fosse por tentativas, eu nunca ia aprender. Não que eu esteja expert no assunto, ainda falta treinar muito o foco, por exemplo, mas como diria meu amigo Jack, vamos por partes! ;)
Oi, Natália. Que fotos bacanas! Ficaram bem legais! Comprei minha Diana+F e meu primeiro filme de 35mm ficaram bem esquisitas. Li o seu post sobre suas primeiras fotos e super me identifiquei! As minhas fotos tbm saíram tremiiiidas…. hahaha… Espero que melhore com o tempo, que eu aprenda todos os “macetes” e tenha fotos legais como as suas.
:)
Oi, Pilar!
Ah, obrigada! Acho que a graça dessas câmeras é justamente essa “errar, aprender e acertar”, mas mesmo que o resultado seja decepcionante, nunca desistir! :)
Natália ficaram muito bacanas suas fotos! :)
Acompanhei seu último post sobre sua primeira experiência com a temperamental rs Diana Mini.
Vivo aprendendo e experienciando com ela, se tornou minha queridinha.
Usa o filme X-pro Chrome 100iso da Lomo, vc vai se impressionar com o resultado vintage e lindo :)
Dá uma olhada nessas fotos http://www.flickr.com/photos/63800759@N02/
bjs!
Natália! VIVA VIVA! Que bom que nesse segundo rolo o resultado foi mais satisfatório! As fotos ficaram lindas! Minha relação com a Mini é só amores também! E duplas exposições e meio-quadros e e e e…. Agora que já tenho meu scanner posso fazer os ajustes que o lab não faz e usar menos o photoshop.
Beijos e nos vemos no grupo!!
Ai que linda ficaram as suas fotosss!!!
Depois de eu estragar 3 filmes, o 4 deu mais ou menos certo… de 36 fotos só 3 sairam e mais da metade do filme eu não usei (porque achei que já tinha acabado e fiquei com medo de forçar e rasgar o filme).
Algumas fotos que eu tirei do céu ficaram escura no negativo do filme, sabe me dizer porque? Eu não lembro o iso do filme agora, mas tirei a foto sem flash.
Beijos
Mari, veja no negativo se realmente só sairam 3 ou o lab considerou que sairam 3…
Se o negativo ficou transparente, não entrou luz suficiente e nao tem foto. Se está todo preto é pq queimou (luz demais). Se da pra ver a foto, mesmo que escura ou não, é pq deu certo!
Rodrigo eu olhei, foram só três mesmo.
Ai eu revelei meu segundo filme, saiu 23 fotos… e muitas sobrepostas … preciso girar mais o filme.
;]
Mas tá dando certo
Algumas muito claras, algumas muito escuras.
Acho que a maioria sem flash.
Oi Natália!
Adorei os resultados da segunda revelação. As fotos ficaram lindas!
Estou pensando em comprar uma diana, mas tô bem em dúvida entre a diana f+ e a diana mini… Você pode me dizer qual é o tamanho das fotos de cada uma? Ouvi dizer que a diana f+ tem 3 opções de tamanho e que o maior seria 5,2×5,2 se eu n me engano, mas da diana mini eu não consegui achar nenhuma informação. Obrigada desde já!
Oi, Manoela!
Obrigada! :)
Estou fazendo um post explicando direitinho os formatos da Diana Mini. Mas, basicamente, ela fotografa em 2 formatos: quadrado (24×24) e half frame (24×17), essa nomenclatura (24×24 e 24×17) é como vem escrito na Diana Mini.
Qualquer dúvida, pode perguntar! :)
Nossa, andei lendo nos fóruns gringos que a Diana Mini é temperamental e vendo seu post e alguns comentários só reforçou isso. Estou começando agora na lomografia e certamente essa câmera teria me frustrado.
Gostei das fotos, mas nossa, perder vários filmes pra mim não dá.
Ola natalia, gostaria de saber qual a real diferenca entre a diana f+ e a mini? e qual voce me recomendaria comprar sendo essa minha primeira camera? beijos e obrigada
Oi, Alice! Nesse post nós falamos um pouco da diferença entre as duas câmeras. O ponto principal é o filme (acredito eu) e foi o que me fez optar pela Diana Mini, porque ela usa o filme que estamos acostumados a usar (o de 35mm), já a Diana F+ usa filme 120, um pouco mais difícil de achar, mas ela também tem o back para usar filme 35mm, só que é vendido separadamente. Aí vai de gosto! ;)
Ai muito obrigada, mas tem alguma diferenca de resolucao entre elas? beijos
Oi Natália, adorei as fotos! Você conseguiu acertar no controle da iluminação rapidamente!
Eu tô querendo comprar minha diana mini, mas estou esperando ficar disponível na lomography. Enfim, enquanto isso estou tentando aprender algumas coisas antes de comprá-la, e o que está me dando medo é não saber balancear o ISO do filme com o modo “nuvem” ou “sol”. Você já fez mais fotos com ela? Normalmente, qual é o ISO do filme que você vem usando?
Você pode me explicar como funciona esses dois modos? Por exemplo, se usar no modo “nuvem” a foto fica mais clara ou mais escura? O que provavelmente aconteceria com as suas fotos caso você colocasse no modo “sol”?
Desde já, parabenizo você e todas as meninas por serem tão cuidadosas com o blog, mantendo os leitores sempre atualizados e informados.
Oi, Hugo! Obrigada! ;)
Bom, vamos lá. Eu, normalmente, uso filme de ISO 400, mas essas câmeras são temperamentais. Acho que nessas fotos eu estava com ISO 100, e tava achando que não ia sair nada, mas tcharam! Elas estão aí para provar o contrário! O modo “nuvem” você usa quando tem pouco luminosidade e o ISO do seu filme é baixo, tipo o ISO 100 ou 200. No modo “sol” você usa quando há muita luz e o ISO do seu filme é alto tipo o 400. Você tem que ir de acordo com a luz que está no ambiente, lembrando que, se você estiver em ambientes fechados, mesmo com ISO alto e no modo “nuvem” são raras as chances de sua foto sair, porque as câmeras da Lomography são feita de plástico, portanto pouca luz entra pela lente, e aí é sempre bom você usar o flash, independente da câmera (la sardina, fisheye, dianas…), ah…vale para ambientes fechados e fotos noturnas!
Espero eu tenha explicado bem, e que você tenha entendido! haha
Qualquer coisa, pode perguntar! ;)
E muito obrigada!
Suas fotos estão lindas, parabéns!!
Ainda estou na batalha para me acertar com a minha Diana Mini, rs. O problema é que, do nada, o frame parou de mudar. O botão mexe, trava se não tiver girado o filme, mas o frame em si não muda. Enviei e-mail para o pessoal da Lomography e estou rezando pra trocarem. Nem seis meses e já deu problema. Um saquinho.
Suas fotos ficaram ótimas. Também esqueci de avisar que as minhas eram quadradas e mandaram tudo 10×15, rs.
Beeeijos
Meu problema com a Diana Mini foi assim: tirava as fotos, fazia dupla exposição, mudava o tamanho (de 17×24 pra 24×24) e das 30 e poucos fotos que deveria ter, havia somente 17 no rolo do filme (que foram digitalizadas). Algumas dessas fotos ficou em dupla exposição, mas não me lembro de ter feito isso nelas.
Então ficou esses dois probleminhas, mas o pior foi ter só 17 fotos. Sabe o que pode ter acontecido?
Oi xará! Ganhei minha primeira câmera, uma DianaF+ faz pouco tempo. Meu primeiro filme foi um desastre, fotos escuras de mais. Super me identifiquei com sua primeira experiência. Já gastei mais dois filmes que vou revelar esta semana ainda. espero que saiam mais fotos e melhores. Adorei esta sua segunda experiência, vai dando um animo em ver que vamos evoluindo e que cada vez as fotos ficam melhores neh?!!
Aprendi muito com o blog! Adoro ver o “revelei” de vocês!
Bjuss bjuss
Eu ganhei minha diana mini há pouco tempo e só revelei um filme até agora, mas deu super certo. Os comentários de todos aqui me fizeram ficar até com um medinho de que não dê muito certo nos próximos filmes. Pouquíssimas fotos queimaram, umas 3 ou 4 somente. Cheguei a revelar cerca de 50 fotos. Como o filme era de 36 fotos e a maioria das fotos que tirei eram half frame, a possibilidade de tirar fotos duplicou (ou seja, se usasse apenas half frame, eu poderia tirar cerca de 72 fotos. Como tirei algumas quadradas, saíram menos fotos). Algumas dicas que acredito poder dar para o pessoal: a primeira coisa, tirar várias fotos (umas 3 ou quatro) no começo do filme (pois é uma parte que necessariamente entra luz e será foto perdida na certa!). Quanto ao ISO, é fácil de entender depois de um pouco de contato com a câmera. Como eu tenho um pouquinho de experiência com câmera DSLR, fica mais fácil agora entender como funciona o ISO. Mas, basicamente, quanto menor o ISO, mais luz deve ter o ambiente. É sempre o inverso. Em lugares muito escuros, por exemplo, o ideal é usar um ISO 800 ou mais alto (embora seja muito difícil achar filmes com ISO superior). A nuvem e o solzinho na Diana mini é fácil de entender, nuvem para ambientes “nublados” (ou seja, mais escuros); sol para ambientes claros. Como a Natália estava com o ISO bem baixo, ela usou a nuvem (ótima dica!). Uma dica bacana foi essa que encontrei no lomography: http://www.lomography.com.br/magazine/tipster/2013/01/21/dica-do-dia-super-expondo-fantasias
Aproveitem suas Dianas!
Oi Natália, as fotos realmente são lindas!!!
O meu problema com a Diana Mini foi na revelação…depois de ler muitos artigos sobre a Diana(e encher o saco de vcs no Face :D ), na hora da revelação tentei explicar pra garota do laboratório que as fotos foram tiradas em formatos diferentes, mas mesmo assim elas foram reveladas 10×15…fui em outro lab e a mesma coisa, unf!! Qual tipo de explicação tenho que dar pra que minhas fotos fiquem nos formatos certos??? Exitem laboratórios certos??? S.O.S hahahahaha
Bejossss
Natália, gostei das suas fotos!
Você sabe me informar pq o filme trava já com poucas fotos e não avança mais? Já rasguei dois rolos tentando e não sei o motivo.
Obrigado!
natalia,
coloquei o filme na diana mini, bati umas 3 fotos de teste, rodei o contador e depois ele ficou em 3 – até aí tudo bem, eu estava na terceira foto. guardei a diana para fotografar de novo, só que estava no “E”, o contador. isso é normal?
obrigada! ;)