Muita gente nos escreve querendo saber dicas e informações de como começar na fotografia analógica ou até mesmo digital. Na verdade, eu diria que essa dúvida é uma das campeãs nos emails recebidos. Por isso conversando entre a gente, decidimos fazer essa série de posts com dicas e uma compilação de links de posts do blog e de outros sites. Não se esqueçam que como o título do post diz, essas dicas são para iniciantes e fizemos um resumão de muita coisa. Fiquem a vontade para sugerir perguntas no decorrer dessa série. Espero que gostem e seja útil pra todo mundo. ;)
“Quais os tipos de filme?”
Aqui nessa pergunta vou separar em dois itens: formato e “efeito”. Dentro de formato existem os filmes 35mm, 110, 126, 120 e 220.
Filme 35mm: são aqueles clássicos que desde criança estamos acostumados. Ainda hoje os mais versáteis e fáceis de achar.
Filme 110 e 126: foram relançados recentemente pela Lomography, junto com a Fihseye Baby, que das câmeras novas, é a única que suporta esse tipo de filme. É um filme menor que o 35mm (aquele clássico), e vem dentro de uma espécie de “caixa”, basta encaixar na câmera e rodar a bobina, nem precisa rebobinar. O formato 126 é uma variação do 110, a diferença entre eles é que enquanto o 110 faz fotos retangulares, o 126 faz fotos quadradas e tem o mesmo tamanho do 35mm.
Filmes 120 e 220: também conhecidos como médio formato. São os filmes usandos pela Diana F+, Lubitel e agora pela Belair. vem enrolado em uma bobina e parece feito de papel, hehe. A diferença entre o 120 e 220 é o número de fotos que cada um permite fazer: o 120 faz até 16 fotos, e o 220, 24 fotos.
Filmes grande formato: vêm em uma espécie de placa, e o tamanho mais comum é o 4×5 polegadas. Cada placa faz apenas uma foto.
É claro que já existiram outros formatos de filme ao longo da história, mas acho que não cabe entrar em muitos detalhes aqui, pois esses formatos que citei acima, são os mais comuns hoje em dia, né?
Agora, falando de “efeitos”, (não achei nenhum nome melhor pra isso), hehe:
Filmes negativos: são os “comuns”, quando revelado as cores se invertem: o que é claro na foto, fica escuro no negativo, e ao contrário também.
Filmes positivos/ cromo/ slide/ reversível: pois é, tem todos esses nomes para nos confundir, haha. O filme cromo já vem com o “negativo” colorido. Do jeito que a foto é. E é lindo, haha. Originalmente era um filme muito usado para fotos de publicidade e arquitetura, por possuir um contraste maior de cores e mais tolerância à erros de exposição. Hoje é muito utilizado para fazer processo cruzado (falo mais sobre um pouco abaixo).
Filmes redscale: sabe aquelas fotos que são todas avermelhadas? Provavelmente foram feitas usando filmes redscale. Isso quer dizer, que o filme foi usado ao contrário. De modo que o lado do filme que bate luz, é a parte de trás, entende? Isso acontece porque então, no redscale, a primeira camada do filme à receber luz é a vermelha.
Daí também existem os filmes preto e branco, que nem precisa de explicação, né? E os filmes que puxam para o azul/roxo (como o Tugsten da Lomography) e mais um montão de tipos… mas esses termos acima são os mais comuns, e provavelmente os primeiros a topar com você. ;)
Para ler:
– Entendendo filmes fotográficos;
– Comprei: Fisheye Baby 110;
– Revelei: Fisheye Baby 110;
– Filme fotográfico;
– O Que é Filme RedScale? Ou “de onde vêm aquelas fotos laranjonas?”
“Quais os tipos de revelação?”
Depois de toda essa explicação sobre filmes, você precisa saber que cada tipo deles pede um tipo de revelação. Revelar um filme com a química errada pode gerar estragos, até mesmo perder todas as fotos que foram feitas, por isso é preciso ter cuidado.
Revelação em C-41: é a química usada para revelar filmes coloridos.
Revelação em E6: química usada pra revelar o filmes cromo/ positivos/ slides.
Revelação preto e branco: o próprio nome já diz. Na verdade, coloquei isso aqui, pra deixar bem explicadinho pra nunca revelarem filme p/b usando a química do colorido, pois essa química “lava” o filme.
Ainda assim, é importante dizer, que cada formato de filme precisa de um equipamento e processos diferentes. Por isso que nem sempre o laboratório que revela o filme 35mm colorido vai revelar o 120 colorido.
Para ler:
– Entendendo os tipos de revelação
“O que é x-pro?”
X-pro/ processo cruzado/ cross-process nada mais é que revelar um filme cromo usando a química de um filme negativo. O resultado disso são aquelas cores saturadas, tão característica da lomografia. Também dá pra fazer o contrário (revelar o filme negativo usando a química do filme cromo), mas isso não é tão comum, e as cores não ficam tão ~doidas~
Para ler:
– Revelei: LC-A (parte 2) e o tal do x-pro;
– O Que é Revelação Cruzada, Processo Cruzado, ou Xpro;
– O que é Processo-Cruzado?
Não se esqueçam de deixar nos comentários perguntas que querem ver nessa tag, viu? E que também, existe a busca do blog, as vezes sua dúvida já foi respondida. ;) Para ver a primeira parte dessa série de posts, clique aqui.
Gostei do post!!! Vai ajudar muito o pessoal que está iniciando e também para os que sabem e já esqueceram (como eu!)
\o/ To adorando essa série de posts… mas eu queria saber como manusear a câmera lomografica. Você falou de um filme “que não precisa rebobinar” e eu fiquei meio ~hã?~ kk. Bj
Mas qual câmera lomo você quer saber? Tem alguns filmes que não precisa rebobinar mesmo, como o 110 e o 120.
Adorei a idéia dos post, comecei a fotografar com lomo a pouco tempo e ainda tem algumas coisas que nao entendo.
Agora tenho uma duvida sobre a revelação, a pouco tempo mandei revelar uns filmes, dentre eles tinha um elite chrome da kodak, quando fui buscar ele tava preto e branco(!), isso é resultado de química usada para revelar?
Oi Bianca, tudo bem? Bem estranho isso que você falou. Se o filme é cromo, o certo era sair colorido… ou o filme era P/B mesmo? Talvez tenha sido erro na química mesmo.
Estou amando essa série de posts, esclarece bastante, mas assim quando você leva no laboratório eles não te dão opção ou eles tem um padrão que sai a foto ‘normal’?
Sem falar que as meninas são umas fofas super preocupadas, enviei um e-mail e a resposta foi super atenciosa. Parabéns meninas!!
Oi Luane, não entendi direito… o que você quis dizer com foto “normal”, seria a foto impressa? Se sim, você pode pedir para eles digitalizarem e colocarem no cd ou imprimir no papel…
Beijos!
Uma coisa que é muito difícil é encontrar lugares que revelam filmes, especialmente o 120. Vocês podiam fazer um post com os principais laboratórios de algumas cidades (BRASILIAAA) :)
Oi Julia, nós temos um post com labs de SP. Pra gente fica meio difícil fazer post com labs de outros lugares, pois não conhecemos e temos que ficar ligando (aí vai grana em DDD, haha). Mas vocês podem ajudar a gente nisso, mandando indicações!
Beijos!
bom dia meninas, estou pesquisando aqui no site de vocês dicas de locais para revelar filmes e que digitalizão para midia também :)
será que não me atentei aos post?
grata, milena
Olá, o site de vocês me ajudou muito a melhorar as fotos da minha Lomo Diana D+, pena que so comecei a ler ele depois de já ter queimado um filme todo e estar no final de outro (Color Negative 120 Film 800). Mas o importante é que as 5 últimas ficaram boas.. =D
Porém.. queimei mais um filme.. Desta vez um BLACK&WHITE Negative 120 Film 100.
Queria dicas deste filme.. pois revelar um filme sem nadinha é tão triste… :(
Desde já obrigada ;*
[…] Guia básico de fotografia analógica do Lomogracinha […]
Não da para ter fotos com essas cores legais de ”instagram” usando filmes kodak normais? Ou só da com filmes da Lomography?
Qualquer laboratório faz revelação mo processo cruzado?
Luana, o processo cruzado tem que ser em um laboratório que especifique o serviço. Dá uma conferida aqui:
http://www.lomogracinha.com.br/lomografia-2/laboratorios-em-sao-paulo/
[…] já falamos sobre processo-cruzado (ou x-pro) aqui no blog algumas vezes (veja aqui, aqui e aqui), e acredito eu que, quando entramos de vez nesse mundo analógico, após pegar algum […]
Flor sabe me dizer se os filmes 110 da Lomography tb podem ser usados em outros tipos de cameras como uma Kodak Ektra 20 que achei perdida aqui em casa, não sei nem se a coitada funciona
até onde eu sei, podem ser usados em qualquer câmera 110 ;)
Também tenho uma kodak ektra! Você já usou? Conta pra mim como ficou?
Olá.
Sobre o filme 126, no post diz que foi relançado pela lomography, mas não consegui encontrar na loja do site :~ sos
Bom, meu avô tinha uma câmera da qual ele era muito apegado, mas ele escondeu tão bem que por muito tempo não achou.. Mas esse ano, antes dele morrer, ele deixou sua querida Yashica MF-3 Super pra mim. E como ela foi especial pra ele, pra mim vai ser e já é. Porém não tenho conhecimento sobre ela.. Gostaria de saber se alguém sabe um tiquinho que seja sobre ela :’)
Obrigada!
Estou A-M-A-N-D-O a série!! Mas não entendi muito bem uma coisa: qual o nome do tipo de filme ‘normal’? tipo sem efeito e como posso revelá-lo? continuem com esse trabalho maravilhoso!! muitos beijos
[…] Para saber mais sobre redscale, clique aqui. […]