Muita gente nos escreve querendo saber dicas e informações de como começar na fotografia analógica ou até mesmo digital. Na verdade, eu diria que essa dúvida é uma das campeãs nos emails recebidos. Por isso conversando entre a gente, decidimos fazer essa série de posts com dicas e uma compilação de links de posts do blog e de outros sites. Não se esqueçam que como o título do post diz, essas dicas são para iniciantes e fizemos um resumão de muita coisa. Fiquem a vontade para sugerir perguntas no decorrer dessa série. Espero que gostem e seja útil pra todo mundo. ;)

“Quais os tipos de câmera?”
Vira e mexe você vai se deparar com alguns termos, mas não precisa se desesperar ou muito menos sair decorando tudo. Com o tempo tudo começa a fazer sentido… e a fazer parte da nossa vida, né? Aqui vão alguns principais “tipos de câmera” e suas diferenças:

Pinhole: geralmente são aquelas câmeras feitas com latas, caixa de fósforo, sapato, etc. Algumas analógicas até vem com esse recurso, como  a Diana F+. É a câmera mais barata que se pode ter, consiste em uma caixa, onde dentro dela colocamos um papel foto sensível, e fora fazemos um furo para entrar a luz.

Grande formato: são câmeras que sustentam negativos 4×5, aquelas antigas que costumamos ver em filmes, onde o fotógrafo precisa se posicionar atrás da câmera e sob uma cortininha. Elas ainda têm uma espécie de fole onde se pode controlar a distância focal.

TLR: são aquelas câmeras que possuem duas lentes, uma acima da outra, como a Lubitel, da Lomography. Além disso, é possível visualizar a foto através de um vidro na parte de cima da câmera.

SLR: são as filhas das TLR, onde ao invés de duas lentes, temos uma só. Dentro dela tem uma espécie de espelho, e ao clicar ele abre e fecha, deixando entrar luz no seu filme. DSLR são as versões digitais das SLR.

Rangefinders: são câmeras que possuem um certo telêmetro, capazes de fazer fotos com o foco muito mais preciso do que as SLR. Têm duas “janelas”, uma é o próprio viewfinder e a outra é responsável pela imagem do telêmetro, para fazer o foco você faz ambas as imagens coincidirem, o que garante muita precisão.

Para ler:
– Tipos de câmeras analógicas e digitais;
– Câmeras Rangefinder. Saiba o que são, e o que elas têm de tão legal assim…

“Qual câmera é melhor eu comprar?”
Essa é realmente a pergunta campeã das campeãs! Assim gente, nós três AINDA não somos ricas e nem testamos todos os modelos de câmeras do mundo, haha. Mas brincadeiras à parte, é o seguinte: não podemos falar que tal câmera é melhor que outra tal câmera, pois depende muito do que você gosta, do quanto está disposto a gastar seja na própria câmera ou em revelação, etc. Mas, sempre que nos perguntam isso, falamos para começar do básico: câmeras que usam filme 35mm, aquele que encontramos em qualquer lugar. Por que? Porque elas são mais fáceis de mexer, de achar filmes, de achar lugares para revelar. E porque são versáteis. Você vai usar, e usar e usar e nunca enjoar. Mas então, tá, quais câmeras?

Minha primeira câmera 35mm foi uma Actionsampler, a da Natália foi uma Diana Mini e eu recomendaria também: La Sardina, Juice Camera, Olympus Trip 35 e se você tiver dinheiro, uma LC-A, hehe.

Para ler:
As preferidas da Lomo (vai te ajudar a entender as diferenças entre as câmeras mais vendidas da Lomography);
– Revelei: Actionsampler (parte 1 e parte 2);
– Revelei: Diana Mini (parte 1 e parte 2);
– Revelei: La Sardina (parte 1, parte 2, parte 3);
Comprei: Juice Camera Cocoa;
Revelei: Juice Camera Cocoa;
– Revelei: Olympus Trip 35 (parte 1 e parte 2);
– Revelei: LC-A (parte 1 e parte 2);
Qual câmera é melhor comprar? (câmeras digitais)

“Onde posso comprar minha câmera?”
Essa é uma questão que infelizmente conseguimos ajudar mais o pessoal de São Paulo. Mas eu acho super válido quem é de outros estados enviar dicas de lugares para comprar câmeras, que a gente atualiza aqui o post depois, ok? Mas vamos lá. Fisicamente falando, os lugares mais legais para achar câmeras por aqui:

Galeria 7 de Abril
Rua Sete de Abril, 125
Próximo ao Metrô Anhangabau e Terminal Bandeira
De segunda à sexta, em horário comercial e aos sábados até as 13h

Lá é legal porque tem bastante lojinhas, e a maioria das câmeras são revisadas e restauradas.

Feira de antiguidades da Benedito Calixto
Praça Benedito Calixto, 112 – Pinheiros
Todos os sábados, das 9h às 19h

Bacana pra achar velharias de todos os tipos, mas tem que garimpar bem, pechinchar, pesquisar modelo de câmera antes, etc…

Feira de antiguidades do Bixiga
Pça. Dom Orione, s/ nº – Bela Vista
Todos os domingos, das 8h às 18h

A mesma coisa da feira da Benedito, inclusive dizem que são os mesmos expositores. Comprei minha Olympus Trip 35 lá.

Lomography Gallery Store SP
Rua Augusta, 2481
De segunda a sábado das 10h às 20h

Já onlinemente falando, e aqui as dicas já servem pra todos, recomendamos as lojas da ToyCamera, Lomography, Beco do Bagre e Imaginarium. Se você quiser algo muito específico (véio) vale pesquisar no Mercado Livre e no ebay. Mas sempre muito cuidado com as qualificações do vendedor.

Para ler:
Para fotografar: Bixiga;
“Tá. Mas Por Onde Eu Começo?” Parte 1 – Câmera

Não se esqueçam de deixar nos comentários perguntas que querem ver nessa tag, viu? E que também, existe a busca do blog, as vezes sua dúvida já foi respondida. ;)