Falado muita coisa sobre o nosso querido Bullet Journal, termino a série de posts com o mais essencial de tudo: como organizar?
Como já falei anteriormente, o lindo do BuJo é que não tem um método correto para ser seguido. A gente vai fazendo de acordo com aquilo que sentimos necessidade. Não gostou de usar um rastreio? Não faz no mês seguinte. Não deu certo o método de organização naquela semana? Dá para mudar para a próxima e assim segue o baile.
O ideal é que sempre tenha uma página inicial de Índice para você ir preenchendo de acordo com as páginas que for criando e, para isso, você tem que enumerar todas as páginas do seu caderno! No meu caso, eu enumero de acordo com o tempo, mas você pode fazer isso logo de uma vez, afinal, o número de páginas não vai mudar, não é mesmo? Rs.
Feito isso, você já tem uma (ou duas páginas) para deixar mais organizado e, assim, quando precisar procurar alguma coisa, já sabe para qual página correr, sem precisar perder tempo folheando o caderno.
Outra dica para a organização do BuJo são os códigos usados. Isso varia bastante e, em alguns casos, você até precisa fazer uma página para legendá-los e não se esquecer para que serve cada um. Eu só o •, ✓, x e > que significam:
• compromissos
✓ tarefa concluída
x tarefa não feita
> tarefa transferida
Acho que, para mim, esses códigos são o suficiente para entender e me organizar. Mas, você pode usar outros tipos que deixo aqui embaixo e se adequar melhor a eles!
Foto: bujoinspire
Foto: thevintagrewren
Foto: My Art Blog
Ufa! Gostei bastante de fazer essa série, porque o BuJo me ajudou muito a me concentrar melhor, e a entender que “se eu quero, eu consigo!”, sabe? Então é isso! Se você tiver mais alguma dúvida sobre o Bullet Journal, comenta aqui embaixo que eu respondo, ok? E não se esqueça de acompanhar a nossa board no Pinterest!
[…] dele por aqui mas, pra quem se interessou, tem os posts dos blogs Lomogracinha (aqui, aqui, aqui e aqui) e Vuou e vídeos da youtuber Ariel Bisset e do Fotografando à Mesa explicando melhor como […]