Tive confirmação de que iria para Londres (a trabalho) 10 dias antes do embarque. O assunto surgiu uns dez dias antes disso, mas sou esse tipo de pessoa ridícula que se recusa a acreditar em viagens enquanto não está com uma passagem emitida nas mãos (preferencialmente com algo como ~incancelável~ escrito em vermelho, caps lock e negrito). De modo que só me permiti acreditar que estava indo para o velho continente 10 dias antes da partida (e só comuniquei 90% das pessoas quando já tinha passado pela alfândega).

Londres - London Eye

O Contexto

Durante quase uma década da minha vida tive esse grande sonho único de ir a Londres, mas depois de Hong Kong, não me imaginava pisando lá antes de conhecer absolutamente todas as cidades da Ásia (ou seja, nunca). Com a confirmação da viagem, descobri que ainda tinha esse sonhozinho de ir pra cidade dos cenários de Harry Potter sim, mas estava 100% DESPREPARADA. Não sabia o nome de 01 ponto turístico da cidade e aquelas listas de “10 lugares que todo fã de Harry Potter precisa visitar em Londres” simplesmente desapareceram da minha cabeça (ainda não tínhamos a nossa). Entre as malas, as questões práticas e a vida, eu tive uma sentada de 4 horas pra fazer tudo. As virginiana pira.

Os Blogs

A coisa é que site de viagem é uma coisa pra quem tem tempo, li com calma vários deles quando fui pra Hong Kong (e foi ótimo), mas é detalhe demais, é informação demais, não ia dar tempo de ler tudo isso. Listei mentalmente todas as migas que já tinham passado pela cidade, puxei o máximo de pontos turísticos possíveis dos posts delas, googlei três listas de Harry Potter e digitei ~comprinhas de Londres~ no YouTube, de onde tirei mais 10 lojas. Era isso que eu tinha pra trabalhar.

Os Horários

Fui a trabalho, o que significa que tinha as noites livres (dentro do possível) e 01 fim de semana, então dividi o que ficava aberto até tarde e o que precisava ser feito de dia (especialmente mercados de rua) e salvei tudo isso em um mapa.

Palácio de Buckingham

O Mapa

Dentro do Google Maps é possível acessar o My Maps, ferramenta que permite gravar lugares (e colocar lindas tags e cores) em um mapa personalizado. Adicionei um ícone do tema (compras, comida, pubs, supermercado) e criei uma camada para locais diurnos, uma para locais noturnos e uma para serviços (você pode ocultar ou ativar camadas, ajuda muito). Os lugares que tinham a ver com Harry Potter (ou seje: os ~preciso ver isso~ da viagem) marquei com um coração rosa porque sou dessas.

Pra facilitar, coloquei um ícone maior e diferente onde ficava o trabalho e o hotel, porque sou uma pessoa que se perde fácil.

Tudo isso resumido no mapa foi essencial para ver distâncias, já que eu sabia tanto da geografia de Londres quanto sei de física nuclear. Diminuindo o mapa eu via os amontoados de pontos de uma região e conseguia ver o que era possível fazer numa mesma saída.

My Maps - Organizando Viagens

Como meus horários eram super indefinidos (não sabia que dias ia sair cedo, que dias ia sair tarde ou se ia ter algum happy hour da firma), não fechei data pra nada, apenas ~amontoados de coisas que eram possíveis de fazer junto~. Meu único compromisso (de lazer) fixo eram os estúdios do Harry Potter no domingo a tarde.

Funcionou?

Funcionou!  Faltou só um pouco de opção de restaurante.

Acho que mesmo pra quem não vai nessa correria, metendo o louco e com Harry Potter como a maior preocupação possível, acho esse esqueleto aí um ótimo ponto de partida para qualquer planejamento de viagem.

E a gente segue aceitando #diquinhas sempre que possível. :)