Ontem eu passei um apuro danado. Fiz algumas fotos importantes pra um cliente e na hora de passar as fotos do meu cartão de memória para o computador, ele simplesmente não acusava nenhum arquivo. Como se não existisse foto alguma. Coloquei no meu note, no note do meu namorado, de volta na câmera, em outro leitor usb e nada. Estava já desesperada quando decidi tentar algum programinha de recuperação.

Eu não testei todos (claro), mas testei uns quatro e somente em um deles consegui recuperar minhas imagens! Na hora de todo o sufoco até brinquei de fazer uma promessa, e que se viesse a dar certo, faria um post aqui no blog, hahaha! Mas nem é por isso, é por que imaginei que talvez mais gente já tenha passado por isso ou (deusmilivre) venha a passar. O primeiro programinha que baixei pedia para formatar o cartão antes e eu fiquei com medo de perder tudo, na pior das hipóteses eu levaria até uma assistência especializada… os outros não tinham essa exigência mas como disse, não funcionaram. Até que nos comentários de um fórum vi para baixar o Wondershare Data Recovery, que tem para Windows e Mac. O mais legal dele é que existe uma opção direta para arquivos em RAW, que creio que foi a minha salvação. Tirei uns prints do processo pra mostrar aqui, mas é bem simples.

recuperando_arquivos_04

Ao abrir o Wondershare, o primeiro passo é escolher qual foi a merda que te aconteceu, hahahaha! Como no meu caso eu já havia tentado recuperar os arquivos, fui nesse Raw File Recovery. Porém ele não recuperar aquele arquivo de tratamento e nem o nome original.

recuperando_arquivos_03

Hora de selecionar aonde estão esses arquivos que foram perdidos. No meu cado, era o cartão de memória (F:)

recuperando_arquivos_02

Aí ele começa a procurar. Um tempo depois aparece o tipo de arquivo encontrado. Imagens no formato CR2 (raw).

recuperando_arquivos_01

Pronto! Agora é só selecionar os arquivos que você deseja recuperar e dizer onde salvar (num local seguro de preferência, hahaha).

Bom, comigo deu certo, ufa! Só lembrando que é muito importante manter sempre um backup das suas fotos e não deixar pra depois, como eu fiz. Cartões de memória são muito sensíveis e nunca dependa somente dele! Espero que o post tenha sido útil. ;)