O bom de ter aulas de fotografia, é que mesmo sabendo algumas coisas, existem outras que não fazemos ideias de que existem. Uma delas, é aquele “Estilo de Imagem (Picture Style)” da câmera, que tem Standard, Retrato, Paisagem, etc. Neles, a câmera já deixa alterado contraste, brilho, nitidez, o que ela julga necessário praquele determinado tipo de foto. O que eu não sabia, é que além dos que já vem configurados, dá pra criar novos, e o mais legal, instalar novos presets, que baixamos no computador e passamos pra câmera.

Existem vários e vários tipos, que deixa a foto mais acizentada, com efeito lomo, com mais contraste. Acho que o mais legal também, é pra quem usa a função de vídeo da câmera. Pra baixar, encontrei esses sites: Japanese, Yamato e Romantic Style, Lomo e Holga.

Pra instalar, primeiro você precisa ter o programinha da câmera no computador, aquele que vem no CDzinho de instalação. Se você não tiver, pode baixar nesse link. Não importa o modelo da câmera, o programa é quase igual pra todos.

null

Depois de instalado, plugue sua câmera no computador usando o cabo USB. Abra o programinha e clique em Camera Settings/ Remote Shooting. Na próxima janela, clique no ícone de câmerazinha, e logo depois em Register User Defined Style.

null

Vai abrir uma caixa nova, clique no ícone de pastinha, e procure o arquivo do style no seu computador (ele tem a extensão .pf2). Daí vai aparecer os valores dos presets, e é só clicar em OK!

Fiz alguns testes com os styles, mas confesso que não achei os resultados tão legais quanto aparecem nos sites. Acho que a cor da cena que você vai fotografar influencia muito, vou continuar testando!

null

De qualquer forma, achei bem interessante esse recurso! Espero que gostem da dica, qualquer dúvida deixe um comentário, que tento ajudar! :)