Oi pessoal! Esse é mais um guest post escrito pelo Francisco Vorcaro. Ele é leitor do blog e e apresentou um pouquinho o Apple Aperture, um programa de edição de imagens, espero que vocês gostem! Um super obrigada para o Francisco!

Você ouve a vida inteira que o Mac é o melhor computador para o tratamento de imagens e na sua mente ficam aquelas idéias legais não só sobre o computador, mas sobre todo um sistema de programas para tratamento de imagem. Só que não é bem isso que acontece, quando de fato você o compra.

O Mac não tem sequer um Paint, o que ele tem em seu lugar é o iPhoto, um programa que pode ser usado como organizador básico de fotos, contendo efeitos básicos e diversos meios de organização de álbuns.

Então você resolve usar a App Store para procurar os programas que podem lhe atender quanto a manipulação e correção de fotografias.

A primeira opção é o Apple Aperture. Nem tanto como o Photoshop e nem como o Lightroom, o Aperture é um programa intermediário (entre o Photoshop e o Lightroom) com excelentes opções para organização, manipulação e impressão de fotografias.

Ele permite ajustes básicos e avançados, dispostos em um ambiente Apple-like, ou seja, limpo e organizado.

aperture3

aperture2

aperture4

aperture1

aperture5

A tela principal do programa apresenta alguns comandos e 3 abas. A primeira é a aba Library aonde são organizados os projetos, as fotos marcadas por rosto, local ou importação. A segunda aba é a Info, que contém as informações sobre a máquina e a foto e a terceira é a de Adjustments que contém os diversos ajustes que podem ser feitos nas fotos.

Além dos comandos básicos que já vem dispostos para o uso, pode-se clicar em Add Adjustment e adicionar novos ajustes a tela inicial, assim como os efeitos mais usados.

No geral o Apperture é um programa leve e de fácil uso e tem como vantagem o baixo custo e a facilidade de uso.
É impossível compará-lo ao Photoshop já que ele não possui as ferramentas de uso vetorial que o programa da Adobe apresenta, porém pode ser uma opção inicial para quem está começando no mundo da fotografia e ainda está em dúvida sobre o uso do Lightroom.

fotooriginal

Foto original

fototratada

Foto tratada

As diferenças mais marcantes entre os dois programas são:

Lightroom:

  • Vantagem na redução de ruídos e aplicação de nitidez.
  • Calibração de câmera
  • Ajuste de cores e ajuste de saturação (especificamente a saturação de roxo, tipo quando se faz uma foto com spots de luz roxa invadindo a cena).

Aperture:

  • Possui 7 cores para marcação enquanto o Lightroom possui apenas 3.
  • O recurso de suavização de pele não altera o tom da pele, conservando-o o máximo possível próxima da cor original, enquanto o Lightroom tende a puxar o tom para uma vibração mais avermelhada.
  • O aperture possui organização de projetos que permite a criação de pastas específicas com fotos selecionadas.