E depois de uns bons meses que fiz aquele post apresentando a Fisheye Baby, finalmente terminei o filme e mandei pra revelar, e agora tô aqui compartilhando o resultado e minhas impressões com vocês. Bom… eu vou ser bem sincera aqui: não curti muito essa câmera não, HAHAHA.
Explico: primeiro que o filme era de ISO 100… e aí que mesmo em dias de sol eu fiquei meio com o pé atrás e coloquei logo no modo BULB, o que foi o certo. Só que né, saíram vááárias fotos tremidas, e nisso já haviam ido umas 10 exposições do filme, então pra não “perder” tudo resolvi ir atrás do tal cabinho que supostamente ligava a Fisheye Baby em qualquer flash da Lomo. Olha, foi um parto. Andei, andei, andei e não achava. Até que perguntei na loja da Lomography e me disseram que eu acharia ~facilmente~ na Galeria 7 de abril, uma galeria especializada em fotografia daqui de São Paulo. Daí fui em quase todas as lojinhas de lá, e ninguém não só não tinha o cabo, como não conhecia aquela entrada, HAHAHA, nisso eu já havia descoberto que não dá pra ligar no flash da Diana, que não tem entrada coisa alguma, mas tudo bem, eu tinha o flash da La Sardina ainda. #aideus
Até que me indicaram um profissional especializado em flash, levei a câmera e o Fritz the Blitz, e ele me disse que simplesmente nunca viu aquela entrada de flash na vida, mas que dava pra trocar e tal. Aí ele desmontou meu flash inteiro na minha frente (mini parada cardíaca nesse momento), trocou a entrada e finalmente deu pra usar a Fisheye Baby com o flash. UFA.
Depois disso tudo eu já tava meio de saquinho cheio, sabe? A Fisheye Baby não é exatamente uma câmera barata, eu paguei mais caro ainda na versão Metal só por causa do flash e ainda tem toda essa saga… enfim. Fiz rapidinho o resto das fotos pra revelar logo, e ontem, quando peguei o resultado, fiquei meio: MEH. Assim, não vi muita graça, sabe? Não sei se foi o filme, achei a qualidade BEM inferior do que as fotos que estavam sendo divulgadas, muito granuladas, sem definição, só vi graça nas bordinhas mesmo, haha. E sem contar que o laboratório que revelou simplesmente perdeu um outro filme que tava junto e eu fiquei bem #chatiada, mas vou falar disso em outro post.
Então eu acho que vou deixar a câmera guardadinha por um tempo e ver se consigo outros tipos de filme pra ela. Com um ISO maior, ou colorido e principalmente: mais baratos. Pra ver se me empolgo de novo. No momento, se você quer uma Fisheye, eu recomendaria as versões grandinhas mesmo.
E alguém aí tem essa câmera? Como foram suas experiências? Espero que não tenha desanimado ninguém, haha.
Que sofrimento! (e que coragem, eu teria falecido no momento em que o sujeito começou a desmontar o flash).
Eu AMEI a primeira foto, achei divertida, linda demais! Mas acho que ainda preciso me acostumar com o formato do 110, sabe? Eu sei que a idéia é ter bordinhas, mas acho que enjoaria de fazer muitos filmes com ela. :/
Olá,
Eu também comprei a fisheye baby logo que ela saiu aqui no Brasil. Na versão metal, já que tinha entrada pra flash…
A loja me disse o nome do cabo e fui na sete de abril, achei facilmente. Eles costumam ter algumas gôndolas com pecas antigas e cabe a nos procurar, vou confessar que os vendedores de lá são atendentes, não vendedores de fato. Sem vontade alguma, tentam entender o que estamos falando.
A entrada do flash chama PC e é bem comum das Cameras antigas e em uma ponta tem a entrada do cabo e na outra uma sapata comum, logo, conecta-se qualquer flash, inclusive o da Diana.
O ISO do filme Pb da lomo é bem baixo mesmo e a fisheye sempre tem a lente mais escura que o normal, por isso uso SEMPRE no sol rachando ou com flash mesmo.
Gostei bastante do resultado das minhas fotos e já estou no sexto rolo. Acho bacana pois nela tenho a foto totalmente redonda e não com o crop da fisheye normal que acabei deixando de lado por algum tempo.
:)
Espero ter ajudado com o nome do cabo!
Beijos
Quando eu fui na loja da Lomo eles me falaram o nome do cabo, mas assim que eu perguntava me davam um que a entrada para o flash não era compatível. E na verdade, pra todos que perguntei, até que foram bem atenciosos. Bom saber que existe mesmo o tal cabo, mas me parece que é antigo, né? A Lomo disse que ia disponibilizar nas lojas deles, mas até hoje não vi nada… e na boa, eu acho que já devia vir junto, mas enfim…
Obrigada pelo comentário!
Eu ainda não pesquisei coisas a respeito da Fisheye baby, mas percebo que ela não deve ter diferenças entre a Fisheye normal, né? então eu fico me perguntando quais seriam as vantagens de comprar ela. Gostei das fotos que você tirou e acho que gostei mais por serem em preto e branco, gosto muito do ‘feeling’ que as preto e branco deixam nas fotos :)
Sim, elas são exatamente iguais no quesito função… acho que a “vantagem” é o tamanho e a experiência com um filme diferente.
Curti a do light painting :)
Não vejo muita graça nessa câmera. Essas bordas me incomodam! :~
hahaha
Meninas, oieee!
Eu cai aqui no Lomogracinha sem querer no domingo, e já olhei o site inteiro *-*
viciei em vocs, pode isso?
Amei esse site, adoro as lomos, adoro fotografia.
Ainda nao tenho uma DSLR, tenho uma superzoom simplona mesmo, mas que já me enche de alegria!
Queria agradecer a vocs por compartilhar todas as dicas e conhecimento de vocs!
Quanto a Fisheye Baby, acho ela uma camera linda, mas confesso que o resultado deixou um pouquinho a desejar neah? Talvez por ser tudo diferente neah? (filme diferente, logo revelação diferente, tudo diferente) e ai a gente espera que o resultado seja um diferente BOM, nao um diferente Meh.
Mas quem sabe os proximos filmes fiquem melhors neah?
beeijos e parabens novamente!
Acho essa câmera totalmente sem graça por conta de sua baixa definição, além do filme em formato diferente, que provavelmente seria impossível revelar na minha cidade, tendo em vista a dificuldade que já é encontrar um lugar para revelar os filmes 120…
Mas acho que a usaria como um chaveiro, pois é realmente muito fofa! :p
[…] As meninas do Lomogracinha revelaram um filme da Fisheye baby e eu desisti de comprar uma […]
Então, eu usei esse filme Orca 100 e, por acaso, revelei ontem. Usei em uma Baby Holga que comprei pelo eBay e, para ser sincera, não gostei. Já sabia que um filme 110 era um filme com qualidade bem inferior, mas acho que eles poderiam ter compensado no ISO. Fiquei com o mesmo medo que você porque a abertura da lente, se não me engano, é 8.
Como a Baby Holga não aceita flash e tive dias nublados, eu puxei o filme na revelação (revelei em casa) e as fotos que salvaram não ficaram lá muito bacanas. Não as achei escuras (o que seria por causa do ISO) e sim qualidade ruim mesmo.
Enfim, espero ansiosamente que lancem o Tiger aqui no Brasil, ou melhor, que alguma outra fábrica decida ressuscitar esse formato porque, definitivamente, não pagarei mais de R$ 30 novamente por um filme assim. Sai mais barato (e muito mais legal!) comprar slide.
[…] ler: – Entendendo filmes fotográficos; – Comprei: Fisheye Baby 110; – Revelei: Fisheye Baby 110; – Filme fotográfico; – O Que é Filme RedScale? Ou “de onde vêm aquelas fotos […]
Vocês sabem de outras opções de filme 110, além desse Orca da Lomography?
Olá!
gostaria de saber em qual laboratório você revelou, pois achei uma mini 110 kalimar aqui em casa e gostaria de começar a usar, porém nao quero gastar em um filme se não há local para revelar…
Gente, fiquei com uma duvida. Essa baby é a mesmo fisheye 2? .-.
Mais enganacao dessa lomography.com. Como vender a Lubitel por 900,00 paus! Só vou confiar nesses caras no dia que começarem a vender químicos e papel para revelação.
Por favor, poderiam me ajudar? Onde eu encontro o filme 110???
Na loja da Lomography (em SP ou no RJ tem lojas físicas, ou na loja Online!)
Beijos.
Estou querendo comprar uma baby, por isso estou pesquisando… Bom em reelaçao a filme Pb, comprei filme 120mm da lomography e qdo fui revelar, imagine a decepção .. Ele deve ter sido influenciado pelo raio-x pq qdo revelei nas fotos apareceram a numeração do filme e muito ruído … Descobri q o filme 120mm da lomography nada mais é q o conhecido filme Shangai … ( tenho amigos q fazem revelação e eles me disseram isso). Ou seja tu paga mais caro comprando na lomography qdo pode comprar facilmente no ebay bem mais barato.
Queria saber se o valor da revelação da 110mm para saber se vale mesmo comprar uma..
Olá! Acompanho o seu site e vi esse post. Gostaria de uma ajuda. Comprei uma Diana Baby com filme 110. Acabei por equivoco comprando essa, porque eu queria mesmo a que aceita filme 35mm. Mas enfim! Vou ver se compro filmes no site da lomography ou por SP e RJ. Moro em ES e aqui não vende os filmes, muito menos a revelação COMPLETA. Aqui tem uma loja que só revela e me entrega o negativo, sem ao menos escanear. Gostaria de saber com vocês se há alguma forma, alguma empresa online que recebe os filmes, revelam e manda as revelações pra gente, ou digitalizadas. Agradeço se puderem ajudar. Abraço. Hid Saib
Vc pode me dizer que loja é essa que revela no ES?
Eu usei o redscale, o iso dele é 200 e foi um dia comum, nem muito sol nem muita sombra.
Achei ela super fácil e gostei muito do resultado!
bem, vejam o que acham: http://www.lomography.com.br/homes/milenamt/albums/1936747-fisheye-baby-110-redscale
Eu usei o redscale, o iso dele é 200 e foi um dia comum, nem muito sol nem muita sombra.
Achei ela super fácil e gostei muito do resultado!
bem, vejam o que acham: http://www.lomography.com.br/homes/milenamt/albums/1936747-fisheye-baby-110-redscale