Como dito no começo, a gente também pretende fazer alguns posts com dicas de cursos de fotografia para quem quer aprender mais. A Lari fez aquele da Canon – vai começar também o IIF – eu estou fazendo o da Panamericana, que já comecei a falar um pouco aqui.

null

A Rhariane é uma ~conhecida~ nossa das internets da vida. Ela terminou o curso de Capacitação Profissional no IIF (Instituto Internacional de Fotografia) ano passado. Foi um curso de 5 meses (200 horas a carga horária), há os horários e outros cursos certinhos aqui, para você ver em qual melhor se encaixa.

null

null

null

Ela sempre foi interessada em fotografia.Quando conseguiu juntar uma grana e comprar sua Nikon (aqui, ela diz que traiu o movimento haha) começou a pesquisar bastante sobre o assunto e aprendeu na marra a usar a câmera. Mas, Rhariane, não satisfeita queria mais (claro!), e começou a pesquisar sobre cursos. Ela conheceu o IIF através do site, mas foi por uma palestra na PhotoImage – feira de fotografia que acontece anualmente em São Paulo – que ela teve mais contato e entendeu melhor a escola. O que de fato a fez optar pelo IIF foram os seguinte fatores:

  • Todos os professores são fotógrafos atuantes nas áreas que lecionam;
  • A escola não é nova no mercado. Antes de ser Instituto Internacional de Fotografia, foi Escola Danilo Russo;
  • Você não perde dois anos do seu tempo e dinheiro em um curso básico;
  • Nada que envolve fotografia é barato, porém você não precisa vender seu rim para conseguir pagar o curso;
  • Quantas escolas têm um projeto tão legal quanto o Workshop com o Leitor, disponibilizando aprendizado gratuitamente, numa revista como a Digital Photographer Brasil?

Depois de terminado o curso, uma das coisas que ela mais gostou do IIF foi o ambiente, porque querendo ou não, o ambiente da escola como a secretária, o atendimento aos alunos, manutenção de equipamentos, o lugar onde estes são guardados, etc etc etc, contam muito!  E lá, no IIF, todos sempre  foram muito cordiais, simpáticos, pacientes e disponíveis para o que os alunos precisassem!

null

null

Todos os módulos do curso possuem apostilas e as aulas práticas e teóricas são bem divididas. As aulas são no estilo bate-papo e com slides o que facilita bastante o entendimento e a aula flui muito bem! Quando se termina um módulo, é entregue aos alunos uma ficha de avaliação para que eles possam opinar sobre o mesmo, a fim de obter melhorias a cada nova turma.

O curso de Capacitação é um curso básico e ensina a base necessária em várias áreas da fotografia como: composição, iluminação, produto, retratos, casamento, etc.  A Rhariane alerta “Não há como você se tornar um profissional completo em tão poucas horas de aprendizado, sobretudo se especializar nas tantas áreas distintas como as existentes no mundo da fotografia. Até porque, fotografia é prática e estudo constantes.”

null

null

null
E ela fez suas considerações finais sobre o curso. Deixo aqui o relato dela para vocês:

Mesmo para quem já sabe o necessário para fotografar (que era o meu caso), o curso vale a pena. Você tem contato com profissionais de verdade e sua rotina de trabalho, adquire conhecimentos que você tão cedo conseguiria sozinho (eu não entendia patavinas de iluminação de estúdio, por exemplo), conhece o olhar e estilo de outros fotógrafos (sejam eles de seus colegas ou de fotógrafos conceituados), aprende sobre o mercado, etc. E tem as aulas de pós-produção que, mesmo para quem também já entende, o conteúdo é muito válido.

Faltando pouco para terminar meu curso, fiz um workshop estupendo de fotografia de culinária, mas não vou estender porque já falei demais. Quem tiver interesse, fique de olho na próxima turma porque vale muito a pena.

E se você quer fazer um curso de fotografia e ainda está em dúvida sobre o IIF, marque um dia para visitar a escola e acompanhar uma aula do curso de Capacitação.

Para quem estava em dúvida sobre o curso, espero ter esclarecido alguns pontos! E qualquer coisa, é só deixar um comentário! ;)
E muito obrigada, Rhariane, por ter nos ajudado!