Como edito minhas fotos no Photoshop!

Algumas pessoas sempre me perguntam no Flickr e as vezes por email ou aqui no blog como edito minhas fotos, então pensei em fazer esse post ensinando como faço na maioria das vezes.

null

Esses passos que vou mostrar aqui é pra uma edição mais simples, somente para corrigir um pouco as cores e a nitidez. Se vocês gostarem ou quiserem posso fazer mais pra frente posts explicando sobre outras ferramentas ou processos no Photoshop, o que acham? Podem deixar suas sugestões nos comentários. :)

Então vamos, lá:

null

Bom, começo abrindo a foto no Photoshop (claro, né), geralmente trabalho com ele assim: janela de layers de um lado e de actions do outro, nesse caso, exporto a foto em .jpg mesmo, agora ela está grande, com 3888×2592 pixels.

null

Como uso a maioria das minhas fotos pra colocar no Flickr/ Facebook ou aqui no blog, diminuo o tamanho delas, pra ficar mais leve e mais fácil de editar. Algumas pessoas gostam de subir as fotos no tamanho original, é uma questão de gosto mesmo.

Pra diminuir, clico em Image > Image Size ou uso o atalho Alt + Ctrl + I, em width coloco 700 pixels. Deixo todas as opções de escala e proporção ativadas, pra já mudar tudo de uma vez.

null

Agora, eu uso uma ferramenta pra ajustar um pouco a nitidez da imagem. Chama Sharpen Tool, e ela vem de duas maneiras no Photoshop, como filtro e como “pincel”, como quero que a imagem toda fique nítida, clico em Filter > Sharpen > Sharpen. Se eu quisesse somente uma parte da imagem, usaria o pincel.

Você vai perceber que sua foto fica mais definida. O sharpen pode ser usado diversas vezes, cuidado pra não ficar muito forçado ou deixar a imagem granulada.

null

Agora, vou arrumar as cores da minha foto. Quando tirei a foto, achei que as cores ficaram um pouquinho claras demais, faltava um pouco de contraste. Então clico em Image > Adjustments > Levels ou uso o atalho Ctrl + L. Essa ferramenta abre uma caixinha com alguns valores.

Deixe no Channel RGB, se preferir pode ajustar somente uma gama de cores, pra isso, deixe no Channel red ou green, por exemplo. Vai aparecer um gráfico e três setinhas embaixo, estão vendo? A setinha da esquerda faz as cores da sua foto ficarem mais escuras, a da direita faz as cores ficarem claras e a do meio vai mexer nos dois tons ao mesmo tempo.

null

Isso funciona mais ou menos assim: mexa sua setinha da esquerda ou direita até onde o montinho do seu gráfico começa a crescer, sabe? Esse e o ponto ideal, como fiz na minha foto. Podem ver que a imagem ficou um pouco mais contrastada e com os tons escuros mais fortes.

null

Depois disso, adiciono algum filtro, nesse caso, usei o Merphilline, que já deixei pra download nesse post aqui do blog. Vou na janela das actions, e clico em play no filtro que escolhi. Aqui ele está em 100% de opacidade.

null

Como ficou muito forte, e eu só quero um toque de luz, diminuí a opacidade, para 22%.

Então, sua foto está editada! :D

null

Como eu disse, essa edição é bem simples e é o jeito que gosto de editar minhas fotos, de uma maneira bem natural, quase uma correção do que não consegui fazer com minha câmera. Claro que as vezes é preciso outras ajustes, esse é só o básico.

Existem mil e uma maneiras de editar imagens, e não tem certo ou errado. É questão de ir se adaptando com as ferramentas, e principalmente com seu estilo.

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida deixem um comentário que tento ajudar. :)

2 Comentários via Facebook

Comentar

19 Comentários via Blog

  1. Ahhh, que demais este tutorial!!! Adorei!!!
    Acho que pode me ajudar muito, sempre fui muito purista, mas tenho tentado me render um pouco mais ao Photoshop para não ser tão crítica comigo mesma na hora de tirar fotos! ;)

    Quero mais!!!

    Responder
  2. Adorei a dica. Só uma completa “dummie” no photoshop, mas estou aprendendo algumas coisas, a mexer nas camadas, fazer máscaras e talz. Essa dica veio em boa hora.
    Uma dúvida: qual é a sua versão do photoshop.
    Beijoss

    Responder
    1. Larissa

      Oi Karin, eu uso o CS5 :)

      Responder
      1. Obrigadinha

        Responder
  3. Nossa, muito bacana vocês fazerem esses tutoriais! Estou aprendendo Photoshop agora que comecei com meu blog e sem dúvidas será uma mão na roda se vocês fizerem isso por aqui sempre!
    Parabéns pelo blog, está excelente e lindo de se ver!

    Responder
  4. Ai eu confesso que as vezes eu não me seguro e super edito uma foto!!! Admiro quem edita só o básico, deixando a foto ao natural <33
    Outra opção de programa de edição é o Lightroom!! Na verdade agora eu estou usando ele 90% das vezes, ainda mais pq eu só tiro foto em RAW e as vezes o Camera Raw do Photoshop dá um nó na minha cabeça, hahahaa, acho a interface do lightroom bem melhor :)
    Adorei o post!!
    Bjs!!

    Responder
  5. Adorei a dica, e acho que você deveria sim postar outros tipos de edições e tudo mais. Pra quem tá começando agora com o CS5 é tudo muito complicado, então ajudaria bastante!

    Responder
  6. Eu acho que meu maior problema foi nunca querer fuçar no Photoshop para aprender. Eu uso só editores online, mas a foto fica beeem melhor editada no photoshop!
    Adorei o tutorial, vou tentar me aventurar nesse mundo!
    Beijos e Morangos

    Responder
  7. Oi meninas, eu gosto muito do blog de vocês e sempre acompanho as dicas de manipulação de imagens.

    Sei que o photoshop é lider do mercado de programas para manipulação de imagens, mas alguma de vocês usa o mac? Ele tem um programa com a aparência limpa do OSX que é muito mais leve e tão bom quanto o photoshop. O nome dele é pixelmator.

    Para o lightroom tem também o aperture e eu gostaria de saber se vocês os conhecem…

    Beijos!

    Responder
    1. Larissa

      Oi Francisco, tudo bem? Eu uso Mac! Já ouvi falar desses programas, mas devido a trabalhar com isso, acabei ficando no Photoshop/ Lightroom mesmo. :/

      Responder
  8. Luiza

    Adorei a dica!! Acho que seria bacana colocar mais posts com dicas de edição em photoshop =]

    Beijos!

    Responder
  9. Conheci o blog á pouco tempo e já estou adorando! Do tipo ‘vicinho fashion’ hehe. Confesso também, que gosto dessas dicas que por vezes básicas ou não, nos auxiliam e muito!! hehe Podem fazer mais, iremos adorar! ;)

    Responder
  10. Eu quero lindo

    Responder
  11. como ter o potoshop no pc!!

    Responder
  12. Ficou ótima! Muito boa esse tipo de edição mais natural! Curti muito!
    Aliás, curti o blog inteiro. Parabéns!!

    Responder
  13. Caio Capela

    Acho isso TÃO pessoal, o modo de editar as próprias fotos. É como um segredo de uma receita misteriosa. Não revelo como edito minhas fotos pra ninguém! Não te condeno. Parabéns por ser desprendida assim.

    Responder
  14. paulinh@

    como faço pra colocar minha foto no photoshop ,pq tou começando a isa agora esse tipo de feramenta

    Responder