Fotografar estrelas não é uma tarefa fácil. A primeira dica, e talvez a mais importante, é: fotografar estrelas é uma mistura de sorte, técnica e muito erro.


Quando fui pra Bolívia, queria porque queria fotografar as estrelas no Salar de Uyuni. Mas adivinha quem foi a princesa que não leu muito sobre o assunto antes? Pois é, pois é… Acabou que as estrelas não deram as caras no céu nublado, e consegui fotografar o céu estrelado só quando chegamos ao Deserto do Atacama, no Chile.

Um item muito importante para uma boa foto do céu estrelado é o tripé. Eu não levei o meu por motivos óbvios (carregar peso estava fora de cogitação), mas consegui fazer uma cadeira de tripé e deu certo no final das contas. Não foi o melhor resultado possível, mas foi um bom começo.

Jules, você fez tudo errado então?

 

Sim, por isso que disse que fotografar estrelas é uma boa mistura de sorte, técnica e muito erro. Sorte pra estar no lugar certo (sem muita poluição), técnica (que vamos dar dicas agora) e muito erro (sem frustração, aprendendo para as próximas).

A post shared by Gabe Bussiere (@gabebussiere) on

 

1 – seu equipamento é muito importante

É essencial que sua câmera tenha funcionalidade manual, ou seja – que você possa ajustar o ISO, a abertura… Dá pra fazer com outras câmeras ou até mesmo com celular? Talvez. Mas a câmera com a opção manual facilita bastante na hora de tirar as fotos. Além disso, ter um tripé pesado e um disparador é muito importante para que as fotos não saiam tremidas.

2 – o calendário lunar

Se você quer que a lua apareça na foto, escolha o dia onde ela estará cheia, mas lembre-se que ela é ~bem iluminada e pode te atrapalhar dependendo do resultado que você deseja. Se quiser só a foto das estrelas, escolha um dia onde ela praticamente não aparece.

3 – a lente e outras coisas

Se a lente tiver menor distância focal, melhor, porque com menos zoom, se pode deixar o obturador mais tempo aberto. Foca a lente no infinito, e nos ajustes manuais, coloque a menor abertura possível (f/1.8, f/2.8, o que der) e tente disparos de 15 segundos pra cima. Se precisar, claro, pode diminuir (ou aumentar) o tempo de disparo. Já o ISO, esse você vai ajustando conforme der, para que a foto fique menos ou mais granulada.

4 – paciência, jovem padawan

Fotografar estrelas, a via láctea ou o que quer que seja não é uma tarefa fácil. Nos grandes centros, isso se torna ainda mais difícil com tanta poluição, nuvens e luzes para atrapalhar. O ideal é que as fotos sejam em um lugar sem muita interferência humana, onde você possa ficar tranquilo fotografando. Leve uma cadeirinha, um lanchinho e entenda que você vai gastar bastante tempo aprimorando a técnica até conseguir um resultado bacana.

1 - a primeira tentativa, saiu nada. / 2 - só a luz da lua / 3 - a lua + algumas estrelas / 4 - alguma coisa melhor, com um telhado na frente

1 – a primeira tentativa, saiu nada. / 2 – só a luz da lua / 3 – a lua + algumas estrelas / 4 – alguma coisa melhor, com um telhado na frente

O meu resultado foi bem #tosco, eu diria. Mas achei satisfatório pra uma primeira tentativa. A foto foi tirada durante o tour das estrelas no Deserto do Atacama. ;)

 

fotografar estrelas

 

beda