Eu sou o tipo de pessoa que sempre teve carão de ir no cinema sozinha, acampar sozinha em fila de show e ir pra China sem ninguém comigo ou me esperando lá. Mas sair de casa com uma câmera pendurada no pescoço ainda exige todo um planejamento, preparo emocional e concentração. Se você não janta sozinha com medo das pessoas te olharem, experimenta sair por aí com uma câmera pendurada no pescoço. É HORROROSO. Mesmo entre amigos, eu fotografo muito pouco, até com o celular, porque não gosto de chamar a atenção e tenho taquicardia da pergunta que segue uma situação dessas: “então, você é fotografa?”. Migo, sei lá eu se eu sou fotógrafa.
O ‘The Shy Photographer’s Guide to Confidence’ (algo como ~o guia do fotografo tímido para a confiança~) já é um carinho no coração porque mostra que VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO E TÁ TUDO BEM. Minha vida é feita desses momentos.
Escrito pela Lauren Lim, ele é mais para quem leva ou pretende levar a fotografia como profissão, já que foca muito nos efeitos da timidez na relação com o cliente (desde o agendamento de um trabalho até a hora de dirigir um ensaio), mas também tem coisas legais sobre como se sentir mais confiante em viagens (quando além da nossa insegurança, a gente tem que lidar com locais desconhecidos e uma cultura nova).
O livro tem sim uma pitada de ~auto-ajuda você é maravilhosa~ sim, mas ela usa muitos argumentos práticos, racionais (amo!) e diretos (amo mais!). Na real, eu sei que ler algo assim não vai me fazer inflar o peito e sair clicando por aí, mas ela ensina truques bons pra quando a situação aperta. E eu acho isso maravilhoso.
O ‘The Shy Photographer’s Guide to Confidence’ está disponível para donwload inteiramente grátis (obrigada, Lauren!) junto com outros mimos legais (lightroom presets, printables, templates para álbuns e posters de fotografia) pra quem assina a newsletter dela. O site está em inglês, mas é bem intuitivo. Infelizmente, o livro só existe em inglês também, mas o texto é copiável do pdf e o Google Tradutor tá cada vez mais brother nosso, dá pra ir na manha.
E vocês? Vocês tem carão pra sair tirando fotos na rua? Rola uma ansiedade na hora de fazer um ensaio? Como vocês se sentem?
Antes de fazer curso eu era muito pior, eu tremia só de pensar em apontar o celular, imagina uma lente. Perdi muito do medo, mas agora, uns meses sem sair com a câmera, me dá todo esse “panico” novamente rsrs
Meu grande problema com a fotografia é esse. Até parei de praticar porque sentia que minhas fotos eram uma droga e nunca me sentia confiante perto de outras pessoas pra fotografar. :(
Obrigada pela dica do livro, vou baixar e ver se me ajuda!