A Ná falou outro dia aqui no blog sobre os projetos anuais de fotos (os 365 por exemplo), e hoje eu terminei o meu, que durou exatamente um ano. Achei legal contar um pouquinho dele aqui, tanto por curiosidade de algumas pessoas, quanto pra ficar registrado até pra mim mesma. :)

null

Eu lembro que comecei meio combinando com a Natália, algo como: “Vamos fazer? Vamos!”, e no começo usava minha câmera compacta da Sony. Depois de um mês mais ou menos, estava sentindo dificuldades em tirar algumas fotos com ela, e decidi investir na minha primeira DSLR, e na lente 50mm e no tripé…

Sempre gostei de fotografia, mas o projeto foi um incentivo muito grande pra aprender mais, pesquisar mais… por causa dele me matriculei em um curso (mesmo já tendo algumas aulas quando fiz faculdade), por causa dele tive muita vontade de compartilhar cada vez mais o que eu sei e nasceu esse blog, por causa dele comecei a pensar na fotografia como um meio de trabalho.

null

null

null

Algumas pessoas me perguntam se é difícil fazer um projeto desses, e minha resposta é que sim, é difícil. No meu caso, eu só tinha tempo de tirar as fotos de manhã antes de sair de casa e a noite, quando voltava, e isso me dificultou um pouco, pois já ia dormir e acordava com uma foto planejada na cabeça.
Outro fator, é que conforme vamos fazendo fotos melhores, ficamos mais exigentes com a gente mesmo, e muitas vezes fiquei frustrada por não conseguir tirar uma foto tão boa quanto a do dia anterior. E as vezes estamos cansados, com problemas pessoais pra resolver, sem cabeça, tem dias que é uma obrigação chata, tem dias que achamos que está tudo ruim… é um desafio e tanto.

null

null

null

null

O projeto também serviu pra eu pensar o que é a fotografia, pra que ela serve pra mim, qual o estilo que eu me identifico, porque eu estou fazendo. No início era uma forma de registrar os meus dias, mas depois virou aprendizado, tanto técnico, quanto um olhar mais apurado, uma foto bonita de se ver mesmo.

Enfim, esse ano não vou participar, será um ano corrido e vou confessar que estou um pouco cansada. Quero poder tirar fotos com mais qualidade e ter mais tempo pra isso. Mas eu recomendaria a todo mundo tentar pelo menos uma vez. É uma maneira ótima de refletir, progredir, estudar e conhecer gente bacana (como eu conheci).

null

null

null

Meu conselho pra quem acabou de começar um projeto esse ano: não desista! Tem dias que serão difíceis, não vai sair foto boa, você vai estar cansado. É normal, todo mundo passa por isso, mas vale muito a pena! É meio que um empurrão e uma dívida com você mesmo, um jeito de não cair na preguiça, e tudo isso pode ser bom.

Sei que algumas pessoas que acompanham meu Flickr também visitam aqui, então quero deixar meu muito obrigada a todo mundo que participou junto comigo, foi meu maior incentivo! :’)