Light leak é o que acontece quando entra luz por algum “buraco” na câmera. Geralmente isso resulta em manchas mais claras nas fotos, principalmente em tons de vermelho e laranja, graças ao filme superexposto nas áreas que recebem mais luz.

Como uma boa amante de flare, eu gosto muito desse efeito, mas só consegui “de verdade” somente uma vez, usando a Olympus Trip 35! Acho que o que era pra ser um defeito da câmera ou erro do fotógrafo, ganhou um status charmoso! Navegando pelo Flickr, sempre vejo fotos com light leak, e tentando imitar o efeito no Photoshop, vi que nem é tão complicado assim, então aqui vai um tutorial.

null

Começo abrindo a minha imagem (escolhi essa foto da Pipoca :D). Crio uma layer nova (Ctrl+Shift+N) e então seleciono o pincel (atalho: tecla B). Escolhi a cor vermelha e um pincel com acabamento mais suave nas bordas.

null

Feito isso, é preciso “desenhar” um traço com o mouse/ pincel. Não precisa se preocupar em ser muito perfeito, pois a graça está nisso, tem que parecer natural. Após desenhar seu light leak, mude o modo da layer do traço para “screen”. Agora essa dica depende muito da sua foto, mas eu também mudei os valores da opacidade da layer para “77%”.

null

Agora é a hora de ajustar um pouco o fomato do seu traço. Use o atalho “Ctrl + t” ou a ferramenta Free Transform (no menu Edit do Photoshop), e ajuste conforme seu gosto. Dê um enter, ou clique no ícone de “certinho”.

null

Nessa etapa vamos adicionar mais cores seguindo os passos anteriores.

null

Pronto! :D

Nesse tutorial em específico, vocês podem perceber como não tem muitas regrinhas ou valores para seguir, depende muito da sua foto! E como sempre digo, no Photoshop há milhares de formas de fazer a mesma coisa, mas acho que essa é mais fácil de chegar em um resultado satisfatório!

Espero que gostem e deixem comentários de tutos que vocês gostariam de ver por aqui! ;)