Depois de séculos, mais um post dessa tag, que agora virou uma categoria! Por enquanto, é o último, pois não sei mais quais dúvidas colocar por aqui… hahaha! Por isso fiquem à vontade para sugerir! Para ver os demais posts dessa série, clique aqui.
Muita gente nos escreve querendo saber dicas e informações de como começar na fotografia analógica ou até mesmo digital. Na verdade, eu diria que essa dúvida é uma das campeãs nos emails recebidos. Por isso conversando entre a gente, decidimos fazer essa série de posts com dicas e uma compilação de links de posts do blog e de outros sites. Não se esqueçam que como o título do post diz, essas dicas são para iniciantes e fizemos um resumão de muita coisa. Fiquem a vontade para sugerir perguntas no decorrer dessa série. Espero que gostem e seja útil pra todo mundo. ;)
Foto de Ashley Llanes
“O que é ISO?”
ISO é uma “medida” usada para a sensibilidade do sensor ou do filme à luz. Quer dizer o quanto seu filme ou sua câmera (nos casos das digitais) consegue receber luz. Junto com a velocidade e abertura, são as três principais configurações que precisamos nos preocupar para fotografar manualmente. Quanto maior o ISO que estiver usando, mais granulada a foto fica. Isso acontece porque como sua superfície recebe mais luz, consequentemente recebe menos informação de cores.
Para ler:
– Entendendo ISO;
– ISO alto: usar ou não usar, eis a questão;
Foto de Peter ZZZ
“O que é velocidade e abertura?”
Velocidade é o tempo que o obturador (um mecanismo da câmera) fica aberto. Nesse tempo, o sensor recebe a luz continuamente. A medida é dada em fração de segundos (1/250, 1/400, 1″). Já a abertura, é o quanto o “buraco” da lente está aberta, e consequentemente, o quanto de luz consegue entrar. Também é muito útil para determinar a profundidade de campo, mais abaixo, tem explicação sobre isso. ;)
Para ler:
– Entendendo obturador e diafragma;
Foto de 3oneseven
“O que é o mm da minha lente e quais os tipos existentes?”
Os mm são a distância focal da sua lente, é a medida que define o quanto você consegue “ver” a partir de uma lente. Eu só consegui entender bem como funcionava essa medida quando me disseram que a lente de 50mm é a mais parecida com o olhar humano. Ou seja, quando você olha uma cena, ela está “cortada” certo? Você só consegue ver até certo corte e não 360º por exemplo, as lentes funcionam do mesmo jeito.
A lente de 50mm é um pouco fechada, já a lente de 8mm é bem aberta. Isso quer dizer: quanto maior o valor, mais fechada, e menor o valor, mais aberta, mais conseguimos enxergar da mesma cena.
As distâncias focais ainda são divididas em alguns termos:
– Grandes angulares são as lentes com distância focal de até 50mm, são bem abertas e boas para paisagem, ambientes, etc, pois elas conseguem “pegar tudo”, dependendo da lente, distorce as bordas, como a Fisheye, por exemplo.
– As teleobjetivas vão de 50mm até 200mm, são mais fechadas, ou seja, boas para fazer fotos de assuntos que estão longe-mas-nem-tanto (como em fotos de esporte, por exemplo, os fotógrafos costumam usar lentes de 135mm a 300mm). Também são usadas para fazer retratos, pois têm uma menor profundidade de campo (que nada mais é um efeito que descreve até quanto os assuntos de uma foto parecem nítidos ou não).
– Super Teleobjetivas são as que têm mais de 200mm, usadas para fotografar assuntos que estão muito-muito-muito longe, como a lua. Os paparazzi usam, por exemplo, para fotografar as celebridades.
Para ler:
– Entendendo lentes;
– Aprenda a fotografar em 7 lições
Não se esqueçam de deixar nos comentários perguntas que querem ver nessa tag, viu? E que também, existe a busca do blog, as vezes sua dúvida já foi respondida. ;)
[…] colocar aqui apenas um trechinho do post 4, esse que citei anteriormente, o resto vocês veem lá no Lomogracinha mesmo, […]
Meninas, estou com uma dúvida…
Tenho uma Diana desde janeiro, já usei dois filmes de 35mm e um de 120, e os resultados foram ótimos para o começo (tirando as cabeças cortadas por estar usando o adapator de 35mm, risos). Este final de semana resolvi usar meu terceiro filme de 35mm um kodak colorido iso 400, e fui tirar fotos no final de tarde/à noite, coisa que não tinha feito ainda. Resolvi fazer uma longa exposição enquanto estava no carro e deixei o obturador aberto por uns 10-30s no máximo. Quando minha mãe foi pegar as fotos para mim NENHUMA tinha saído, segundo ela o filme estava COMPLETAMENTE MANCHADO e o laboratório devolveu o dinheiro (não cheguei a ver o filme porque ela jogou fora) nenhuma foto se salvou.
Segundo o laboratório ou eu não coloquei o filme direito, ou aconteceu alguma coisa que entrou luz e velou o filme, ou a câmera tava com algum defeito tinha pego umidade.
Umidade da Diana eu descartei a câmera estava intacta quando coloquei e apesar de ter tirado fotos na praia não fiquei tanto tempo para ela pegar umidade.
Não descarto a possibilidade de eu não ter colocado direito, mas eu já tinha colocado filmes antes e todos deram certo… A minha longa exposição pode ter velado o filme? Ele já estava no final quando eu fiz ela… Eu também estou incomodada com o meu adaptador parece que ele não está fechando direito (a tampa) e eu não sei se a brecha minúscula é suficiente (ou não) para entrar luz e estragar o filme.
Podem falar por exemplo sobre como revelar um filme digital, como preparar, porque é melhor foto com bordas brancas do que sem, o que fazer quando se deseja levar o arquivo pronto, etc.
Faz anos que acompanho o Lomo e sou fan. =)
A velocidade e a abertura são inversamente proporcionais? Ou isso não é regra?