Existem fotografias e mais fotografias, mas algumas delas parecem mais especiais que as outras. São aquelas que enchem o peito de alegria e leveza, provocam sorrisos e suspiros de nostalgia. Uma das modalidades da fotografia que certamente tem este poder são os ensaios lifestyle de família que, quando bem realizados, inspiram espontâneidade e parecem captar a essência dos retratados.

O trabalho de um fotógrafo dessa modalidade, no entanto, não é nada fácil. Além de dominar integralmente a técnica fotográfica, o profissional precisa ter jogo de cintura para lidar com todo tipo de imprevisto que um ambiente não controlado pode trazer. Quem dá dicas de como melhorar os seus ensaios é a talentosa Silvia Martins, palestrante da 5ª edição do Newborn Photo Conference, que acontece em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de abril.

Dica nº 1: não tenha preguiça
“Explore todos os elementos de composição, de enquadramento, não fique acomodado no zoom da sua lente sem sair do lugar. Se você der um passo para a esquerda ou um passo para a direita, você já muda o seu campo de visão, tem um novo enquadramento, uma nova possibilidade”, ensina Silvia, em entrevista exclusiva ao IIF.

Ela conta que esse é um dos erros mais comuns entre os fotógrafos de lifestyle: ficar parado em um só lugar, só dependendo do zoom das lentes.

Dica nº 2: experimente
Outra dica de Silvia é incluir a experimentação na rotina de trabalho, em cada sessão, para permitir que a criatividade flua e que o fotógrafo consiga criar imagens mais personalizadas para cada cliente. “As pessoas têm que se permitir, tentar novos locais, novas lentes, sair da zona de conforto. Por exemplo, se ela gosta de parques, mas vai sempre no mesmo parque, porque não tenta ir em outros? Ou até dentro do mesmo parque, se permitir fazer coisas diferentes”, diz.

Uma técnica é, depois de realizar a maior parte do trabalho, reservar quinze minuto de cada sessão para esgotar possibilidades: “O que você precisa entregar para o cliente já está salvo. Você aproveita esse intervalo para estudar, experimentar. Se ficar bom, você entrega, senão, você sabe o que não funciona”, explica.

Dica nº3: analise o seu trabalho
Uma falha grave que Silvia aponta entre os profissionais é que a maioria deles acaba entrando numa rotina e não reserva tempo para analisar o próprio trabalho: “Como a gente vai melhorar? Precisamos ver os nossos ensaios para perceber o que gostamos e o que não gostamos. O que me incomoda nessa imagem? Por que eu não gosto dessa imagem? Assim você percebe que não prestou atenção em certos elementos, que deveria mudar de ângulo, a roupa da família etc.”, explica a fotógrafa.

silviamartins01

silviamartins02

silviamartins03

silviamartins04

Newborn Photo Conference
Durante sua palestra “Ensaio Lifestyle, a maneira espontânea de retratar famílias”, Silvia explica um pouco mais sobre os ensaios lfestyle, conta quais são os equipamentos que leva para as suas sessões e dá mais dicas preciosas de como realizar um bom trabalho.

Essa é a terceira vez que Silvia é convidada como palestrante do congresso (leia mais aqui), mas pela primeira vez falará sobre os ensaios lifestyle. Em um ambiente onde a fotografia em estúdio é a prática mais comum, ela se mostra animada com a oportunidade: “Eu acho bacana poder mostrar para as pessoas que existem outras possibilidades. Não é porque todo mundo faz de um jeito que você precisa fazer igual”, afirma.

Informações Gerais:
Data: 20, 21 e 22 de abril de 2015
Horário:
20/04 – das 8h00 às 20h00
21/04 – das 8h00 às 17h30
22/04 – das 8h00 às 18h00
O congresso tem a opção de acesso online, você pode assistir a todo o evento que será transmitido ao-vivo, e as gravações ainda ficam disponíveis por 60 dias.
Leitor do Lomogracinha tem 7% de desconto na inscrição, basta usar o código PAR2015

Local: Teatro Gazeta
Av. Paulista, 900 | São Paulo | SP
Vendas: (11) 3021-3335 / eventos@iif.com.br
Mais informações: www.newbornphotoconference.com.br