Agora que você entendeu o que é Bullet Journal e ficou com vontade de fazer um, deve estar se perguntando: “mas e agora? qualquer caderno serve?”. Sim! Basicamente, qualquer caderno serve, maaaas, como somos aquelas pessoas que se deixam levar pela onda, existem aqueles caderninhos especiais, com estampas bonitas e o tal do elástiquinho para deixar fechado, rs.
Eu tenho vários cadernos (aloca da papelaria), todos eles de páginas sem pauta. Achei que não teria problema e, falando sério, é até visualmente mais bonito. Porém, dá um trabalhão fazer as linhas todas certinhas e etc. Você pode usar o tipo de caderno pautado que você preferir, mas o recomendado (e acho que faz diferença sim) é o quadriculado.
Pelo fato do meu caderno ser sem pauta, aproveitei a minha loucura, e comprei uma folha avulsa de papel quadriculado. Cortei mais ou menos no tamanho das folhas do meu caderno, e uso ele como base para as linhas. Dá um bom trabalhinho a mais, e por isso se você for comprar um caderno para o BuJo, recomendo os que são quadriculados.
Bom, falado do caderno, agora quero falar de canetas. “Mas uééé, não pode ser caneta normal?”. Claro que pode! O que eu quero ressaltar aqui é que caneta mancha. Mancha tanto a folha que está escrita, quanto a parte de trás. E, se tem uma coisa que me incomoda muito, é folha manchada. Se para você não for um problema, então zuzu bem!
Pelo que eu pude entender, as canetas ideais para o BuJo são aquelas para desenho. De preferência com a ponta fina, rs. Eu encontrei um conjunto de canetas que têm vários tipos de ponta, inclusive a de brush (que dá para fazer aqueles títulos de lettering), da Sakura. Nunca tinha visto essas canetas antes, e olha, são só amor! Existem para vender separadamente, mas acho que o estojo sai mais em conta.
Para as coloridas uso as canetas da Stabilo (as queridinhas), mas estou namorando um estojo da Staedtler. Não sei se uma é melhor que a outra, ou se dá no mesmo. Se alguém souber, comenta aqui pra gente! Mas, sinceramente? Eu quase não uso! ;)
Por fim, uma boa régua se você se importar em fazer as linhas retinhas, é claro!
Acredito que esses sejam os materiais básicos para fazer um Bullet Journal. É claro que você pode fazer com as caneta que você tem, com o caderno que você tem, e tudo mais. Aqui, eu só dei algumas dicas para melhorar e o que pode ser mais legal para seu BuJo ficar mais organizado e clean. Espero que goste das dicas, e se tiver alguma, comenta aqui embaixo!
Para se inspirar, acompanhe nossa board no Pinterest!
Canetas de nankin são as melhores, é difícil de encontrar mas não mancham, amos as micron da Sakura
Oi Natália,
Faz algum tempo que estou pesquisando Bullet Journal, tipo uns três meses, kkkk.
Pela minhas pesquisas e over like no pinterest, youtube e blogs e tals, o mais recomendado são os cadernos pontilhados (que são super dificeis de achar no Brasil).
Amei o post.
<3
Mirna, vi sobre os cadernos pontilhados depois de ter feito o post, haha. E, realmente, acho que eles são os mais indicados, mas é uma pena ser difícil achar aqui no Brasil! :(
Obrigada pelo comentário! <3
Beijos
Amei a ideia! Já comprei minha caderneta sem pauta! Serei adepta do “trabalhinho a mais”, assim terei folhas diferenciadas.
Arrasou, Flaviane! :)
Resolvi começar esse ano também. Estou descobrindo que não sou tão criativa (ou coordenada) quanto gostaria.
Miga, não tem disso. O valor real do Bullet Journal é você fazer de acordo com a sua necessidade. Quer mais criatividade do que criar uma agenda a partir do nada? Todas as firulinhas que a gente vê por aí, são só firulinhas, sabe? Fica bonito, mas não é a real intenção! :)
[…] pra saber mais, temos a parte 2 – materiais e a parte 3 – […]
[…] vou falar dele por aqui mas, pra quem se interessou, tem os posts dos blogs Lomogracinha (aqui, aqui, aqui e aqui) e Vuou e vídeos da youtuber Ariel Bisset e do Fotografando à Mesa explicando […]