Eu nunca fui a pessoa mais fã de flash nessa vida. Inclusive, comprei minha lente cinquentinha exatamente por ter a possibilidade de conseguir tirar fotos em locais com pouca iluminação sem precisar de flash.
Mas daí, começaram minhas aulas de flash no curso, e mesmo torcendo o nariz, tive que arranjar um e assistir a aula, né? Quando, em uma, o professor me mostrou como fazer uma foto em local fechado, a noite, usando somente um flash rebatido na parede, e quando vi a foto que tinha acabado de fazer, fiquei realmente impressionada, parecia de dia! E, pelo menos eu, não diria que aquela foto havia sido feita naquelas condições.
Enfim, daí perdi um pouco dos meus preconceitos, e comecei a pensar no meu flash como uma ferramente bacana pra fazer fotos bem interessantes, e o mesmo professor recomendou a leitura desse livro que vou mostrar pra vocêa agora.
Os Diários da Luz Sublime – Usando pequenos flash para conseguir grandes fotos, é escrito por Joe McNally, um fotógrafo com mais de 30 anos de carreira, que já trabalhou para a National Geographic, Time, Life, Sports Illustrated, enfim, o cara manja.
O livro é bem no esquema de diário mesmo, no início ele conta um pouco da história dele com a fotografia, como ele começou, como desenvolveu seu estilo e tudo isso é importante pra entendermos os equipamentos e as fotos que ele faz.
Aí depois dessa introdução, o livro vai se dividindo por capítulos: cada capítulo começa com uma foto, e depois vem o texto dele explicando como ele fez aquela foto. As condições, o equipamento, quanto tempo levou, as dificuldades, etc. Eu fui lendo alguns capítulos, e depois, mais na metade do livro, me desafiei a pensar como aquela foto tinha sido feita antes de ler o texto, pra ver se acertava, haha. Errei tudo, né?
O cara tem uma imaginação e tanto, e sabe usar seu equipamento a favor da foto. Tá certo que ele tem 89749847 flashs dedicados, mas me ajudou muito a pensar em possibilidades. Pensar antes de fazer uma foto. Pensar em como a luz do flash poderia me ajudar nessa situação. Pensar em soluções.
Fica minha dica então! Encontrei o livro na Livraria Cultura, por R$90,00, mas tem em diversas livrarias.
Espero que gostem, e comentem aí suas experiências (traumáticas ou não) com o flash!
Fiquei impressionada com as fotos do livro. Esses dias tive um feliz acidente quando consertei de forma totalmente intuitiva a porcaria que o flash automático fazia com fotos de ambientes fechados. Usei uma folha de papel branca e rodei na frente do flash enquanto ele disparava. A foto não ficou estourada e o ambiente (uma estante de livros) ficou com uma iluminação dourada maravilhosa. Depois dessa fiquei bem interessada com o poder de um flash bem utilizado. Adorei o post. :)
Comprei esse livro… acho que no Ponto Frio e no Extra (site) está por uns 58 Reais…
sou dessas que não curte flash também e que agora ficou na maior curiosidade por causa do livro que ainda nem leu ♥
Olha, que dica ótima! Eu confesso que também tenho um pouco de preconceito com flash, vou ler o livro, quem sabe mudo de opinião?
Gostei do que mostrou do livro. Estou desejando ele nesse minuto. haha
Eu também já torci muito o nariz pra Flash. Hoje em dia ainda não uso com frequência, mas está nos planos usar mais.
:**
[…] tempo que estou com vontade de fazer esse post, desde quando comprei aquele livro sobre flash, que já escrevi aqui. Na verdade, não estava encontrando muitas fotos que exemplificassem bem o […]
Esse post esta sendo plagiado aqui http://isaeldeville.blogspot.com.br/2013/03/livro-os-diarios-da-luz-sublime.html