Eu nunca fui a pessoa mais fã de flash nessa vida. Inclusive, comprei minha lente cinquentinha exatamente por ter a possibilidade de conseguir tirar fotos em locais com pouca iluminação sem precisar de flash.

Mas daí, começaram minhas aulas de flash no curso, e mesmo torcendo o nariz, tive que arranjar um e assistir a aula, né? Quando, em uma, o professor me mostrou como fazer uma foto em local fechado, a noite, usando somente um flash rebatido na parede, e quando vi a foto que tinha acabado de fazer, fiquei realmente impressionada, parecia de dia! E, pelo menos eu, não diria que aquela foto havia sido feita naquelas condições.

Enfim, daí perdi um pouco dos meus preconceitos, e comecei a pensar no meu flash como uma ferramente bacana pra fazer fotos bem interessantes, e o mesmo professor recomendou a leitura desse livro que vou mostrar pra vocêa agora.

null

Os Diários da Luz Sublime – Usando pequenos flash para conseguir grandes fotos, é escrito por Joe McNally, um fotógrafo com mais de 30 anos de carreira, que já trabalhou para a National Geographic, Time, Life, Sports Illustrated, enfim, o cara manja.

O livro é bem no esquema de diário mesmo, no início ele conta um pouco da história dele com a fotografia, como ele começou, como desenvolveu seu estilo e tudo isso é importante pra entendermos os equipamentos e as fotos que ele faz.

null

null

null

Aí depois dessa introdução, o livro vai se dividindo por capítulos: cada capítulo começa com uma foto, e depois vem o texto dele explicando como ele fez aquela foto. As condições, o equipamento, quanto tempo levou, as dificuldades, etc. Eu fui lendo alguns capítulos, e depois, mais na metade do livro, me desafiei a pensar como aquela foto tinha sido feita antes de ler o texto, pra ver se acertava, haha. Errei tudo, né?

O cara tem uma imaginação e tanto, e sabe usar seu equipamento a favor da foto. Tá certo que ele tem 89749847 flashs dedicados, mas me ajudou muito a pensar em possibilidades. Pensar antes de fazer uma foto. Pensar em como a luz do flash poderia me ajudar nessa situação. Pensar em soluções.

null

null

Fica minha dica então! Encontrei o livro na Livraria Cultura, por R$90,00, mas tem em diversas livrarias.

Espero que gostem, e comentem aí suas experiências (traumáticas ou não) com o flash!