Oi pessoal! Esse é um guest post escrito pela Mariana Tavares do blog Chega de Lirismo. Ela foi uma querida e topou dividir um pouco conosco suas experiências com compras fotográficas no eBay. Espero que gostem, e fiquem a vontade para deixar suas dúvidas nos comentários!

null

Pra algumas pessoas, o eBay é o paraíso onde podemos encontrar de tudo a um preço acessível, só restando mesmo se preocupar se o produto comprado será ou não taxado na Alfândega. Isso pode ser financeiramente perigoso ou até útil – é tudo uma questão de moderação.
Para nós, pobres pessoas acometidos pela “fotografilia”, a história não é muito diferente. O site americano conta com diversas opções, desde acessórios relacionados à fotografia a filmes e também câmeras. Nesta postagem, tentarei passar algumas informações básicas pra se começar a comprar no eBay e também alguns vendedores que tem acessórios bem legais disponíveis. Ah, e um só de filmes.

Coisas básicas sobre como comprar no eBay

A primeira coisa a se fazer é criar uma conta no eBay (dã) e outra no Paypal. Isso porque a maioria dos vendedores somente realizam transações através dessa ferramenta – é mais seguro pra eles e também pra você já que os seus dados permanecem em segredo e, caso haja algum problema na compra, você pode ser ressarcido. Depois, você pode pesquisar basicamente qualquer coisa que esteja procurando (mas sempre em inglês). Ao ver a lista de resultados, selecione os itens de vendedores com boas avaliações ou de preferência os considerados “Top-Rated Seller”, que significa que tem uma avaliação muito alta (e constante).

Depois de realizada a compra, nunca espere mais de 45 dias para abrir uma reclamação formal caso o seu item não chegue. Esse é o prazo para que o eBay intervenha e devolva o seu dinheiro se ele considerar que você tem razão. Mas sem neura, pois se você tiver o cuidado de comprar dos vendedores com boas avaliações, muito dificilmente terá problemas.

Agora ao que interessa…

Vendedores

Se no eBay tem de tudo, quando o assunto é fotografia, eu já comprei esse de tudo e sempre recebi meus itens tranquilamente. Vou indicar pra vocês então alguns dos meus vendedores favoritos, todos com avaliações altas e às vezes com frete grátis.

Para papelaria o Mid-Century73 é só sonho. Mas não apenas. Esse vendedor também faz a alegria dos proprietários das instantâneas Polaroid Mini e Instax, isso porque ele tem diversos modelos de álbuns para organizar as fotos desse formato. Além disso, ele também tem alças para câmeras que são fofas como só os coreanos sabem fazer. O frete é camarada e não costuma passar dos U$4, normalmente com número de rastreio.

E em se tratando de alças, o eBay tem mil opções. Só o vendedor de cima já fala por si só. Mas tem alguns mais. O vendedor Rokkor, por exemplo, vende alças e cases muito bonitas e que parecem ser bastante resistentes, algumas com um toque mais masculino e outras feitas especificamente para alguns modelos de analógicas. Apesar de nunca ter comprado dele, sua classificação é de “Tod-Rated Seller” – então deve ser tranquilo.

E ainda falando em acessórios para fotografia, um dos meus vendedores favoritos é o Jasoncui2. Não tema pelo nome porque ele é também um “Top-Rated Seller” e as suas bolsas são com certeza as melhores. Ele tem modelos bem legais que podem ser usados em qualquer lugar sem aquela cara de “bolsa de câmera”. Eu tenho uma dessas, que foi bem barata se comparada ao que se encontra pelo mercado por aí, é bem leve, de couro ecológico, tem compartimentos pra lentes e o que mais for (até iPad).

Pra finalizar, um bom vendedor de filmes não pode faltar: o Jaguarsforever (os nomes sempre são ótimos, ein?). O estoque dele varia bastante, mas o legal é que ele vende em quantidade – então o preço sai bem em conta. É só ficar de olho pra ver se aparece aquele filme que você quer.

Já quando o assunto é câmeras, é importante prestar atenção num detalhe: é proibida a importação de produtos usados. Se a Alfândega abrir seu pacote e ver que é uma câmera
antiga, ela vai a leilão e tchauzinho… Questão de sorte! Então é isso, espero que vocês façam bom proveito e não gastem todo o salário. (;